No próximo sábado (09), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai realizar sua primeira Ação Cidadania e Saúde, em Belém, com serviços gratuitos à comunidade, no anexo à sede da instituição. Serão ofertados emissão de documentos (RG, CPF, carteira de trabalho digital, certidões de nascimento, casamento e óbito, RG para PET e título eleitoral), atendimento jurídico, vacinação (contra Covid 19, Febre Amarela e Dengue), testagem para HIV e hepatites, medição de pressão arterial e glicemia, cadastramento de doadores de medula óssea e entrega de biofertilizantes.
“A expectativa para a nossa primeira ação neste sentido é a melhor possível! A gente espera que a população compareça em peso no sábado de manhã, e que utilize os serviços e os direitos que vão ser ofertados”, informou Camila Farinha, procuradora-geral adjunta do Contencioso.
O evento é parte da programação em homenagem aos 40 anos da PGE, e ocorrerá em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Hemopa e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
“A PGE é uma instituição nova. Este ano, estamos completando 40 anos de existência. Em comemoração, estamos fazendo várias ações. Dentre elas, a Ação Cidadania e Saúde, com a finalidade de convidar a sociedade paraense a comemorar estes 40 anos com a nossa instituição. Afinal, nossos serviços têm como foco, principalmente, a garantia de direitos da população. Em conjunto com estas demais instituições vamos garantir uma manhã de direitos e saúde”, complementou Camila Farinha.
Acesso– A ação será realizada das 9h às 14h, no prédio anexo da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com entrada liberada pelos dois lados do prédio (tanto pela Conselheiro Furtado, nº 616, quanto pela Rua dos Tamoios, 1671).
“Queremos mostrar os serviços que a PGE oferta à população. Para isso, a sociedade precisa saber que a gente existe, em primeiro lugar, e quais serviços ofertamos. Hoje, já temos um espaço que é porta-aberta ao cidadão, que é a nossa porta de entrada para informações e acesso a processos, entre outros. Temos um trabalho para ser visto e respeitado. Nestes 40 anos, expandimos nossa carta de serviços em Belém e no interior do Estado. Este é o nosso maior objetivo ao realizar esta ação”, reforçou Roland Massoud, procurador do Estado e coordenador das ações comemorativas pelos 40 anos da Procuradoria-Geral.
Todos os serviços serão ofertados mediante a entrega de senhas, distribuídas por ordem de chegada. A lista com os documentos necessários para a população ter acesso aos serviços está disponível nas redes sociais da PGE ou pelo link: https://www.pge.pa.gov.br/acao-cidadania-e-saude .