Geral POLÍTICAS EDUC...
Seduc avança na construção do Novo Plano Estadual de Educação com foco na equidade regional
Encontro dá continuidade ao cronograma de ações que vão nortear a educação paraense nos próximos 10 anos
07/08/2025 14h59
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Para desempenhar papel essencial na abertura de espaço e na intensificação de novas estratégias voltadas à redução das desigualdades entre as regiões do Estado e promover o desenvolvimento de políticas educacionais de forma igualitária e equitativa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, na tarde desta quarta-feira (6), reunião com a Comissão Gestora responsável pela elaboração do Novo Plano Estadual de Educação (PEE) 2025–2035. O encontro dá continuidade ao cronograma de ações que vão nortear a educação paraense nos próximos 10 anos.

“Nosso foco é o olhar atento e centrado nas especificidades dos povos ribeirinhos, quilombolas, indígenas e da educação no campo como um todo. Reconhecemos nossos desafios, tanto nos formatos de ensino-aprendizagem da Seduc quanto na infraestrutura e nos fatores socioeconômicos que impactam diretamente o acesso e a permanência dos estudantes na escola. A construção do Plano Estadual de Educação exige diálogo colaborativo, e temos conseguido construir relação sólida, conectando diferentes perspectivas e realidades para efetivar, da melhor forma, este plano tão importante para a educação do Pará”, destacou o secretário-adjunto de Gestão de Rede e Regime de Colaboração da Seduc, Diego Maia.

A reunião contou com a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Pará.

“A reformulação do Plano Estadual de Educação (PEE) é necessária devido ao término da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE) e do atual PEE. Isso demanda um novo planejamento para orientar investimentos, metas e estratégias para o próximo decênio, garantindo a continuidade das políticas educacionais e atendendo às necessidades do Estado do Pará. A Comissão Gestora, liderada pela Seduc, tem priorizado a construção coletiva e a escuta dos diversos atores sociais, assegurando ampla participação em todas as etapas, com o objetivo de fortalecer uma educação pública de qualidade, equitativa e alinhada às diretrizes nacionais”, frisa Maria Beatriz Mandelert Padovan, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará.

A Undime/PA, segundo sua presidenta, Profª Sandra Ataíde, “estará sempre disposta a articular com todos os secretários municipais de educação para assegurar o regime de colaboração entre os entes federados e assim termos o Novo Plano Decenal elaborado democraticamente”.

Continua após a publicidade

Durante esta etapa do cronograma, foi aprovada a agenda de trabalho, o plano de ação e o regimento interno da Comissão. Até o final de 2025, estão previstas novas reuniões que irão contemplar as seguintes fases: a elaboração do diagnóstico, com a identificação dos principais problemas e das fontes de informação para análise; a definição de objetivos e metas, com base nos problemas identificados anteriormente e, por fim, a formulação de estratégias, com a proposição de ações voltadas ao alcance dos objetivos e metas estabelecidos.