Com foco no aprimoramento da gestão pedagógica e na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início ao II Encontro de Lideranças Pedagógicas, que reúne, até a próxima sexta-feira (8), dirigentes regionais, coordenadores administrativos e pedagógicos, além de técnicos das Diretorias Regionais de Ensino (DREs). A programação inclui palestras, debates, dinâmicas e atendimentos individualizados.
O evento, realizado em Belém, tem como objetivo fortalecer as lideranças educacionais em todo o estado, promovendo alinhamento estratégico das ações para o segundo semestre letivo de 2025. A proposta é consolidar uma gestão educacional participativa e voltada para resultados, com foco na melhoria da qualidade da educação pública e no desempenho dos estudantes paraenses nas avaliações externas.
Durante a abertura do encontro, o secretário-adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles, conduziu a palestra “Saeb: ainda dá tempo!”, na qual apresentou ações e ferramentas estratégicas voltadas para a melhoria do desempenho educacional. Entre os pontos abordados estão o planejamento com base em descritores prioritários, o uso da Avaliação Eletrônica Intervalar, os simulados e a análise dos resultados da AVE Prepara 2024-2025.
“Quero começar agradecendo a presença de todos que vieram de seus municípios para estar conosco hoje. É uma grande satisfação estarmos reunidos neste início de segundo semestre. As visitas às DREs foram valiosas e nos transformaram. Encerramos o primeiro semestre com orgulho e seguimos agora com força total, sem esquecer tudo o que já construímos até aqui”, destacou Júlio Meireles.
Compromisso regional com a aprendizagem
Representando o Marajó, Jefferson Otoni, dirigente da DRE de Breves, reforçou o impacto positivo da Caravana do Saeb na região e a importância do encontro para alinhar metas. “Reconhecemos o quanto este encontro em Belém é fundamental para traçarmos metas para o Saeb 2025. Esses momentos fortalecem nosso compromisso em aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na nossa região”, afirmou.
De Itaituba, no sudoeste paraense, Ribamar Almeida também enfatizou a importância do trabalho colaborativo para os avanços na educação pública estadual. “Quando retornamos às nossas cidades, repassamos as informações e orientações recebidas. O Pará tem crescido muito, e esse crescimento é fruto da união e do trabalho coletivo de todos os profissionais da educação. Do vigia ao diretor, todos são fundamentais”, ressaltou o dirigente da DRE Itaituba.
Programação e atendimentos personalizados
Nesta quinta-feira (7), a programação segue com a Caravana Saeb, que inclui exibição de vídeo institucional, dinâmica interativa de avaliação, exposição da política pedagógica dos Técnicos de Acompanhamento Pedagógico (TAPs), além de atendimento individualizado aos dirigentes regionais. Também serão abordadas ações de preparação até a aplicação da prova, como reforço escolar, cronograma de formações, e o uso da plataforma Plurall.
Na sexta-feira (8), o encontro será realizado na Escola Estadual Visconde de Souza Franco, com apresentações técnicas da Secretaria-adjunta de Gestão de Pessoas, do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), do Censo Escolar e o lançamento do Sistema de Ocorrência Escolar (SOE) Escola Segura. Haverá ainda atendimentos direcionados a coordenadores pedagógicos e técnicos das DREs.