Geral AGRICULTURA E PESCA
Com apoio de projeto pela Emater, plantador de goiaba de Dom Eliseu recebe carro
Emater contribuiu com o acesso do trabalhador rural à linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
23/07/2025 13h03
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Dom Eliseu, no Rio Capim, o agricultor Antônio Arrais, de 63 anos, agora consegue trabalhar com mais mobilidade: a família acaba de adquirir um carro, via o projeto de crédito rural, no valor de R$ 97 mil, em parceria com o Banco da Amazônia (Basa). O contrato é da linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Com a picape, o plantador de goiaba, mais conhecido como “Fogoió”, devido ao cabelo de tom arruivado, já pode, por conta própria, transportar frutos e insumos e também se deslocar pessoalmente para fechar negócios, como no município maranhense Imperatriz, pólo vizinho de abastecimento.

A propriedade de Antônio Arrais, o Sítio Santa Clara, situa-se por oito quilômetros vicinal adentro no Km 4 da Rodovia Br-010. Até então, os percursos eram realizados com a ajuda de terceiros ou demandando despesas extras de aluguel, empréstimo e frete.

“O carro veio na hora certa e é de grandíssima serventia. Eu levo as caixas para roça, busco um óleo na rua - e por aí vai. Satisfaz muitas necessidades nossas do dia a dia”, considera Fogoió, que recebeu o veículo no dia 17 deste mês.

De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Dom Eliseu, o técnico em agropecuária, Raimundo Salazar, um veículo é um patrimônio que diferencia a realidade no campo: “É de extrema importância. Contribui para estruturar a capacidade operacional do agricultor e da propriedade, no sentido de escoamento de produção a tempo e a contento e transporte de adubo, defensivo, mercadoria”, aponta.

Continua após a publicidade

Goiaba

Os quase 24 hectares do Sítio Santa Clara, na Colônia Paraíso, tem 1.300 pés de goiaba do tipo “paluma”, além de plantios de açaí e milho e criação de carneiro, boi e galinha-caipira.

A goiaba, é o carro-chefe da produção e é destinadain naturaou em forma de polpa sobretudo aos mercados da capital Belém e de Imperatriz.

Continua após a publicidade

Atendido pela Emater há 26 anos, Fogoió acumula mais de 20 projetos de crédito rural consecutivos elaborados pela Empresa de Assistência Técnica: com recursos da política pública, construiu galpão para armazenamento de produtos e poço artesiano para irrigação de lavoura, bem como comprou trator.

“A Emater é uma colaboração única. Sempre esteve presente. Mais do que colaboração, digo que é amizade”, resume o agricultor Antônio Arrais.

Texto de Aline Miranda