Geral Parauapebas - PA
Festival Junino de Parauapebas estreia com edital público inédito
O evento será realizado de 9 a 13 de junho, na Praça dos Esportes Radicais Começa nesta quarta-feira, 9 de julho, o Primeiro Festival Junino de Par...
08/07/2025 16h04
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parauapebas - PA

O evento será realizado de 9 a 13 de junho, na Praça dos Esportes Radicais

Começa nesta quarta-feira, 9 de julho, o Primeiro Festival Junino de Parauapebas, evento que marca um novo capítulo na valorização da cultura popular no município. Pela primeira vez, a realização acontece por meio de edital público de premiação, promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Ao todo, 23 agremiações juninas sediadas no município serão contempladas com o valor de R$ 30 mil cada, totalizando mais de R$ 690 mil em recursos do Fundo Municipal de Cultura. O investimento representa não apenas o reconhecimento ao mérito cultural dessas entidades, mas também um forte incentivo à participação no Festival Junino 2025.

A iniciativa inova ao garantir transparência, organização e previsibilidade, permitindo que os grupos se preparem com mais dignidade e estrutura. “Parauapebas dá um passo importante ao institucionalizar o apoio à cultura junina por meio de edital. É o primeiro edital próprio voltado ao segmento no Pará. Começamos a planejar tudo em fevereiro, com reuniões e votações que atenderam às necessidades das juninas. Para mim, é uma grande conquista”, destacou o secretário de Cultura, Jhonata Santos.

O festival acontece entre os dias 9 e 13 de julho, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, e promete transformar o espaço em uma verdadeira arena da cultura nordestina. A programação conta com apresentações de DJs, shows com artistas locais, espaços de alimentação, artesanato e, claro, a energia contagiante das nossas agremiações juninas.

Mais de 30 agremiações estão confirmadas nas categorias Caipira, Salão e Estilizada. A agenda musical inclui nomes como Aviões da Pisadinha, Juquinha do Acordeon, Monterinho do Acordeon e Fruto Nativo, além dos DJs Pamela Duarte, Spacer e Juninho.

Continua após a publicidade

A expectativa é de que o evento movimente milhares de pessoas ao longo dos cinco dias de festa, aquecendo a economia local e beneficiando setores como o comércio, gastronomia, turismo, transporte e serviços.

O encerramento será no domingo, 13 de julho, com a segunda noite de apresentações da categoria Caipira e o show da banda Fruto Nativo. A entrada é gratuita, e toda a população está convidada a participar dessa grande celebração da cultura popular.

Clique aqui e confira a programação completa.

Continua após a publicidade

Reportagem: Rayssa Pajeú
Assessoria de Comunicação / PMP 2025