Geral TREINAMENTO
Hospital da Mulher do Pará realiza treinamento para reforçar segurança e cuidado em situações de combate à incêndio
Unidade hospitalar mantém treinamentos contínuos para colaboradores na condução de ações preventivas
02/07/2025 18h09
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Nesta quarta-feira (2), colaboradores do Hospital da Mulher do Pará (HMPA) participaram de um treinamento com foco na proteção de pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais. Promovida pelo setor de manutenção em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), a capacitação foi conduzida pelo bombeiro civil Gabriel Barbosa e teve como tema "Manuseio e Indicação de Uso dos Extintores de Incêndio".

Dedicado à atuação segura em um ambiente de alta complexidade como o hospitalar, o treinamento busca disseminar conhecimento técnico e preventivo sobre o combate a princípios de incêndio, garantindo uma resposta rápida e eficiente em situações de emergências, com foco na preservação da vida.

Durante a formação, o bombeiro civil Gabriel Barbosa abordou aspectos fundamentais do uso correto dos extintores, destacando a importância do reconhecimento de cada tipo de equipamento e das informações contidas em suas etiquetas. "As etiquetas fornecem dados essenciais como instruções de uso, classe de incêndio que pode ser combatida, data de fabricação e manutenção, além de identificar o agente extintor, seja pó químico, água ou espuma, por exemplo. Essas informações são determinantes para uma escolha segura e eficaz em situações críticas", explicou o profissional.

Para o engenheiro de controle e automação e supervisor de manutenção do HMPA, Saulo Santos, o treinamento no contexto hospitalar é de extrema relevância, pois agilidade e o conhecimento técnico podem salvar vidas. "A correta utilização do extintor pode conter um foco de incêndio logo no início, evitando a propagação e garantindo a segurança de pacientes, acompanhantes e equipes de saúde. Cada segundo conta em um hospital, e a preparação da equipe é essencial para minimizar riscos e proteger vidas", completou o gestor.

Além das instruções teóricas e práticas sobre extintores, os bombeiros civis do hospital atuam rotineiramente na prevenção e segurança da unidade, por meio de inspeções diárias em equipamentos como hidrantes, sprinklers, alarmes, portas corta-fogo e detectores de fumaça, monitorando eventuais riscos e reforçando a cultura da prevenção.

Continua após a publicidade
Colaboradores do Hospital da Mulher do Pará

A iniciativa reforça o compromisso do HMPA em investir continuamente na capacitação dos seus profissionais, com foco no cuidado integral e seguro às pacientes da unidade de saúde, promovendo um ambiente hospitalar mais protegido e preparado para agir diante de emergências.