Geral SOLIDARIEDADE
Campanha junina de doação de sangue entre HJB e Hemopa vai beneficiar mais de 200 pacientes
A ação integra a programação do Junho Vermelho e reforça o compromisso da unidade com a manutenção dos estoques para atender a rede hospitalar do Pará
18/06/2025 18h08
Por: Redação Fonte: Secom Pará

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, aderiu a mais uma edição da campanha junina de doação de sangue promovida pela Fundação Hemopa. Com o tema “Forrozão da Doação”, a mobilização faz parte da programação nacional do Junho Vermelho e foi realizada nesta quarta-feira (18), com o apoio da unidade móvel do hemocentro, estacionada em frente ao hospital.

A iniciativa resultou na coleta de 56 bolsas de sangue, que poderão beneficiar até 224 pacientes internados na rede hospitalar do Pará. Ao todo, 78 voluntários participaram da ação, entre colaboradores do hospital, acompanhantes de usuários e moradores da comunidade.

Camila Medina, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (GECAD)

De acordo com Camila Medina, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (GECAD), a campanha externa integra o projeto de captação hospitalar do Hemopa.

“Nosso objetivo é fortalecer os estoques e garantir o atendimento seguro aos pacientes que necessitam de transfusão”, destacou.

Esta foi a segunda campanha promovida pelo HJB em 2025, reafirmando o compromisso da unidade com a manutenção regular dos estoques de sangue.

Continua após a publicidade
Rosilene Araújo, 45 anos, da cidade de Barcarena

Entre os doadores estava Rosilene Araújo, 45 anos, de Barcarena. Acompanhando a filha internada na unidade, ela aproveitou a oportunidade para contribuir.

“É um gesto de amor. Sangue é vida e muita gente precisa”, afirmou.

Atualmente, a Agência Transfusional (AT) do HJB realiza uma média de 65 transfusões por mês, totalizando 370 procedimentos de janeiro a maio deste ano. Somente em 2024, as campanhas realizadas no hospital beneficiaram mais de 1.000 pacientes internados na rede estadual.

Continua após a publicidade

“Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso de mais essa campanha. O principal beneficiado é o paciente que espera por esse gesto de solidariedade”, ressaltou Alyne Pardauil, técnica da Agência Transfusional do hospital.

Serviço:O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB