Nesta quinta-feira (5), Belém recebeu oficialmente otítulo de Capital Mundial do Bregaconcedido pelaONU Turismo. A honraria foi entregue pelo ministro do Turismo e presidente do Conselho da ONU Turismo, Celso Sabino, ao prefeito de Belém, Igor Normando.
A cerimônia contou com a presença de grandes nomes do brega, tecnobrega e tecnomelody do Pará, além de autoridades de diversos municípios do estado.
“Esse título é um reconhecimento para tantos e tantas que dedicaram a vida para construir o cenário musical e cultural da nossa cidade. E hoje a gente pode gritar com todo o orgulho e toda satisfação queBelém é a capital mundial do brega”, afirmou o prefeito Igor Normando, que também adiantou para o público que Belém ganhará o próprioMuseu Mundial do Brega.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, por sua vez, ressaltou a importância dosartistas do brega. “Começou uma corrente. Umacorrente em defesa do Pará, em defesa da cultura, de homens e mulheres que saem à noite para ganhar osustento da sua famíliae se esforçam para manter vivos a cultura, os nossos ancestrais, e tudo o que o Pará sonha, e fazem um trabalho brilhante e digno de todos os prêmios, todos os troféus e todas as medalhas. Parabéns a vocês, que acreditam, se arriscam e se dispõem a manter viva a história do povo do Pará sendo contada através dobrega de Beléme de todo o estado”.
“Como paraense, eu me sinto de alma lavada. O brega é nosso, o brega é do Pará! A gente está vendo aqui os artistas tomando para si essa representatividade. Eu quero parabenizar todos os produtores e todos os artistas. Viva o brega raiz e viva a nossa capital Belém do Pará, a capital mundial do brega”, entusiasmou-se a secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino.
O título também foi motivo de alívio e felicidade para os grandes nomes do brega paraense, o cantor Wanderley Andrade. “Isso é de uma importância mundial, porqueaqui que foi plantada a semente. Esse sonho se tornou uma realidade, se a gente abraçar esse movimento, nós podemos chegar muito mais longe e mostrar a abrangência da nossa cultura do brega no estado do Pará”.
“Esse título émais do que merecido. Eu estou confraternizando com as pessoas que me fizeram ser quem eu sou, porque se eu estou vivendo esse momento fazendo tecnomelody foi porque a galera do brega lutou pra caramba. Porque o tecnomelody é uma vertente do brega, e essa galera que está aqui, eles fizeram parte da minha história, eles fizeram eu ser quem eu sou, e eu estou muito feliz de fazer parte disso. Está um céu estrelado, o céu dacultura popular paraense”, afirmou a cantora Viviane Batidão, fenômeno crescente na música nacional.