A sessão ordinária desta terça-feira (1º) foi marcada pelos pronunciamentos parlamentares. Devido ao quórum, não houve votação legislativa, mas os vereadores aproveitaram a ocasião para utilizar a tribuna e as explicações pessoais para se posicionarem acerca das demandas dos munícipes.
O vereador Elvis Silva, conhecido como Zé do Bode (União), utilizou a tribuna para manifestar apoio aos ocupantes de áreas irregulares que vieram à Câmara em busca de moradia digna. Durante seu pronunciamento, o vereador parabenizou os secretários municipais que têm conseguido implementar novas políticas públicas, porém, pediu atuação mais eficiente do Executivo em demandas consideradas simples que ainda não foram atendidas.
A líder da oposição na Câmara, vereadora Maquivalda Barros (PDT), também utilizou a tribuna e apoiou a luta das pessoas que ocupavam o auditório João Prudêncio de Brito em busca da regularização de suas moradias. Maquivalda pediu ajuda dos vereadores que compõem a base do governo municipal para que intercedam junto à gestão para a realização rápida do pagamento da rescisão dos servidores públicos que integravam a administração municipal por meio do Processo Seletivo Especial (PSS).
A vereadora ainda exigiu maior transparência nas contas do Poder Executivo e melhor aplicação dos recursos públicos.
Outras demandas em debate
Nas explicações pessoais, o vereador Sargento Nogueira (Avante) pediu maior qualidade no asfaltamento que está sendo aplicado pela cidade, pois os buracos têm causado acidentes e ceifado vidas no trânsito.
Maquivalda Barros também defendeu a contratação do empresariado local pelo Poder Executivo, para privilegiar quem desempenha atividades econômicas em Parauapebas. Ela ainda elogiou a disponibilização de medicação nos postos de saúde.
Já o vereador Sadisvan Pereira (PDT) afirmou que seu gabinete está aberto para ouvir a população, pois "não há tempo a perder" diante das dificuldades do município.
Leandro do Chiquito (Solidariedade) solicitou que a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) visite os pleiteantes de moradia digna e priorize quem realmente precisa.
Regionalização do HGP e obras municipais
Zé do Bode criticou a possível regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), argumentando que a medida pode burocratizar o atendimento aos munícipes, já que os casos de alta complexidade serão regulados para toda a região. Ele sugeriu a construção de um novo hospital.
Zé da Lata (Avante) também apoiou os ocupantes de áreas irregulares e destacou que Parauapebas está em transformação, com várias obras em andamento. "Para reconstruir o município, será necessário mais tempo", afirmou.
O líder do governo na Câmara, Léo Márcio (Solidariedade), garantiu que as rescisões dos ex-comissionados do PSS serão pagas dentro do prazo.
Regulamentação de OSCs e apoio ao autismo
O presidente da Câmara, Anderson Moratório (PDT), anunciou que a regulamentação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) será pauta nas próximas sessões, medida que considera urgente para melhorar a prestação de serviços públicos.
Moratório também reforçou o apoio do Legislativo à Semana de Conscientização ao Autismo (TEA), cuja abertura ocorrerá no prédio da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para 8 de abril, às 9h.