Cidades GUARDA MUNICIPAL
Treinamento qualifica operadores do Sistema Integrado de Monitoramento
A formação contínua dos guardas municipais de Belém reforçam o compromisso da atual gestão em preparar a corporação para se tornar Polícia Municip...
14/03/2025 12h18
Por: Redação Fonte: Agência Belém

A formação contínua dos guardas municipais  de Belém reforçam o compromisso da atual gestão em preparar a corporação para se tornar Polícia Municipal, projeto que já foi encaminhado para tramitação na Câmara de Vereadores e que tem como objetivo principal aprimorar os serviços de segurança oferecidos à população, além de aumentar a integração do órgão municipal com outras forças de segurança.

Em mais uma etapa desse processo a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), concluiu nesta sexta-feira,14, a capacitação da segunda turma de agentes que atuam como operadores do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).

O curso teve início em 10 de março e totalizou 40 horas/aula, com conteúdos relevantes para a rotina dos agentes. Ministradas por instrutores da própria GMB, as aulas abordaram temas como legislação, comunicação por rádio e telefone, código Q, padronização de registros, atendimento no call center, Lei Maria da Penha e a abordagem a grupos vulneráveis.

Além do aprendizado teórico, os participantes também realizaram simulações e atividades práticas para reforçar a aplicação dos protocolos operacionais no monitoramento, garantindo que os agentes estejam prontos para lidar com situações do dia a dia.

A importância da constante atualização foi destacada pela inspetora Jucilene Medeiros, coordenadora do SIM. “Apesar de a equipe já possuir uma formação sólida, o treinamento contínuo é essencial, especialmente após a transformação da Guarda Municipal em Polícia Municipal. Por isso buscamos, a cada oportunidade, treinamentos que possam aprimorar ainda mais nosso trabalho na segurança dos belenenses”, disse a coordenadora.

Treinamento de agentes aprimora a operação do Sistema Integrado de Monitoramento

Para evitar interrupção nas operações do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), durante o treinamento os agentes foram divididos em três turmas, evitando qualquer impacto no serviço, que opera 24 horas por dia em sistema de escala.

Continua após a publicidade

Dentro do SIM, os agentes desempenham funções estratégicas, como o monitoramento em tempo real, o atendimento de comunicações via rádio e a recepção de chamados telefônicos, possibilitando respostas rápidas às demandas da Prefeitura de Belém. Essa capacidade de adaptação e atualização é vista como uma necessidade urgente para o bom funcionamento do sistema.

Para Josiane Protásio, que atua no Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) há nove anos, o serviço é altamente dinâmico. “Lidamos com demandas diversas que atendem à Prefeitura de Belém. Por isso, precisamos estar constantemente alinhados com as legislações, normativas e processos atualizados, principalmente no setor de monitoramento, onde todas as ocorrências registradas passam por documentação formal e seguem um fluxo processual rigoroso, sendo encaminhadas para os setores e de mais áreas competentes”, explica.