A Coordenadoria Municipal de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (Copec) realizou de 17 a 20 de janeiro, um momento de orientação aos gestores municipais e técnicos das áreas de planejamento sobre as formas de acesso aos recursos federais em três modalidades: emendas parlamentares, discricionárias e legais, e fundo a fundo. As orientações foram passadas a todas as secretarias, que foram divididas por eixos: econômico, social, desenvolvimento e sustentabilidade.
No Encontro de Novos Prefeitos, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, teve ciência do lançamento da segunda chamada para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2025), que estava previsto somente para 2026. Os editais serão publicados na próxima segunda-feira, 24, e permanecerão abertos para receber propostas até o dia 31 de março.
Dessa forma, o município poderá captar recursos em várias frentes. “Está estimado mais de 40 bilhões de reais para o novo PAC e o município quer chegar na frente com nossos projetos pra, também, fazer parte e buscar esse recurso que a gente está precisando de verdade. Então, posterior ao treinamento, vamos receber as secretarias que queiram buscar esse recurso e fazer um treinamento muito mais aprofundado porque o nosso objetivo aqui é assessorar essas secretarias quanto ao interesse de captar recursos no Governo Federal”, explica Marksan Silva, coordenador de Convênios de Parauapebas.