PARAUAPEBAS #01 FRENTE A FRENTE
Projeto ‘Frente a Frente com o Secretário’ estreia com entrevista exclusiva do Dr. Marcos Vinicius no Portal Parazão Tem de Tudo
Secretário de Saúde de Parauapebas fala sobre avanços, desafios e planos para reduzir filas de espera na saúde pública do município
17/02/2025 15h43 Atualizada há 6 dias
Por: Redação Fonte: Portal Parazão Tem de Tudo
Fotos: San Diego

Na tarde desta segunda-feira (17), o jornalista San Diego, do Portal Parazão Tem de Tudo, realizou uma entrevista exclusiva com o secretário de Saúde de Parauapebas (PA), Dr. Marcos Vinicius. Durante a conversa, foram abordados pontos importantes e de interesse da população, como desafios e metas para a melhoria da saúde pública do município. Foi destacado que a gestão anterior deixou um legado de descaso na área da saúde, cujos reflexos ainda são sentidos nos primeiros meses da nova administração.

A entrevista teve como objetivo compreender como o secretário vem administrando uma das pastas mais importantes do município e transmitir à população, de forma transparente, os projetos que estão sendo desenvolvidos para garantir melhorias na saúde. Esta conversa marca o início do projeto "Frente a Frente com o Secretário".

San Diego: Dr. Marcos Vinicius, em um curto espaço de tempo à frente da Secretaria de Saúde, o senhor já demonstrou um compromisso notável com a melhoria dos serviços de saúde no município. A população tem percebido avanços significativos, como a ampliação de atendimentos, a agilidade na resolução de demandas e a implementação de novas políticas públicas. Diante disso, gostaria de saber: quais foram as principais ações que o senhor priorizou neste início de gestão para alcançar esses resultados em um período tão breve?

Dr. Marcos Vinicius: Boa tarde! Primeiro, obrigado pela oportunidade. O que nós fizemos? A primeira coisa que priorizamos foi a boa vontade, o interesse público e a busca por medidas que estavam ao nosso alcance para colocar em prática. Então, o primeiro passo foi engajar a equipe, reunir pessoas técnicas, preparadas e que querem fazer a diferença no nosso município. Com isso, estamos conseguindo fazer com que a mudança e a reconstrução aconteçam de maneira efetiva. E, é claro, com todo o apoio do nosso prefeito, Aurélio Goiano, estamos resolvendo as demandas da saúde. Muitas coisas estavam ruins, como a estrutura, a falta de pessoal e até mesmo a falta de vontade de fazer melhor. Mas, com essa determinação de acertar e transformar a vida das pessoas, estamos conseguindo resolver os problemas da saúde de Parauapebas de maneira gradual, um a um, até alcançarmos o que Parauapebas merece e tem condições de ter.

San Diego: Sabemos também, Dr. Marcos, que a saúde pública enfrenta desafios complexos, especialmente em um município como Parauapebas, que tem um crescimento muito acelerado. Quais foram os maiores obstáculos que o senhor encontrou ao assumir a secretaria, e como sua equipe tem trabalhado para superá-los?

Continua após a publicidade

Dr. Marcos Vinicius: Na verdade, um dos maiores obstáculos foi a questão dos vícios que a secretaria tinha. Alguns vícios que realmente estavam difíceis de serem eliminados. Mas, com muita força, nós vamos conseguir. Em pouco tempo, como já mencionamos, conseguimos grandes avanços. Por exemplo, o serviço de neurocirurgia, que está salvando vidas na nossa cidade. Agora, não estamos mais transferindo pacientes para outros municípios em casos de urgência e emergência, como traumas, acidentes de trânsito e AVCs hemorrágicos. Estamos resolvendo esses casos aqui, em tempo hábil, e salvando muitas vidas. Também implementamos a cirurgia minimamente invasiva para pacientes com cálculo renal, utilizando um aparelho que permite uma reabilitação mais rápida e reduz o envio de pacientes para fora de Parauapebas. Além disso, estamos fortalecendo a atenção básica, completando as equipes de saúde da família, garantindo médicos em todas as unidades e mantendo as farmácias abastecidas. Tudo isso está refletindo em um atendimento mais eficiente. Se você for hoje à UPA, por exemplo, já verá uma melhoria significativa no atendimento e uma redução no tempo de espera. Estamos identificando os problemas e resolvendo um a um. Também estamos nos organizando no HGP, montando uma comissão de fiscalização e acompanhamento para atuar diretamente no local, identificando problemas e propondo soluções. Pedimos paciência à população, porque o trabalho apenas começou, mas estamos acelerando para resolver de fato os problemas da saúde pública de Parauapebas.

San Diego: Olhando para o futuro, Dr. Marcos, quais são os principais objetivos ou metas que o senhor pretende implementar na saúde de Parauapebas nos próximos meses? E como a população pode acompanhar e participar dessas iniciativas?

Dr. Marcos Vinicius: Nosso principal objetivo hoje é fazer com que os serviços que já existem na nossa cidade funcionem em sua plenitude. Queremos que o que já está em prática funcione da melhor forma possível. Mas, como metas futuras, estamos com alguns planejamentos. E aqui vou até dar um spoiler: estamos preparando um programa de redução de filas, para acabar com as filas de consultas, cirurgias e outros procedimentos. Acredito que, em um curto prazo, já lançaremos esse programa, que será uma benção na vida de muitas pessoas. A população pode acompanhar todas essas iniciativas através das nossas redes sociais: a rede social do nosso prefeito, Aurélio Goiano, a rede social da secretaria de saúde e a meu pessoal. Estaremos postando e mostrando todos os avanços que estamos conquistando para a cidade.

Continua após a publicidade

Conclusão

A entrevista com o Dr. Marcos Vinicius, secretário de Saúde de Parauapebas, encerrou-se com um tom de esperança e determinação. O secretário deixou claro que, apesar dos desafios herdados da gestão anterior, a nova administração está comprometida com a reconstrução e melhoria dos serviços de saúde no município. Com ações práticas, como a implementação de cirurgias minimamente invasivas, a ampliação do atendimento de neurocirurgia e o fortalecimento da atenção básica, a população já começa a sentir os primeiros resultados positivos.

Além disso, o anúncio do programa de redução de filas, que deve ser lançado em breve, promete trazer alívio a milhares de pessoas que aguardam por consultas, exames e procedimentos. Dr. Marcos Vinicius reforçou a importância da transparência e do engajamento da população, convidando todos a acompanharem as ações da Secretaria de Saúde por meio das redes sociais.

O projeto "Frente a Frente com o Secretário", do Portal Parazão Tem de Tudo, cumpriu seu objetivo ao proporcionar um diálogo direto e esclarecedor entre a população e os gestores públicos. A entrevista não apenas trouxe informações relevantes, mas também reforçou a confiança de que, com trabalho sério e focado, Parauapebas pode alcançar uma saúde pública de qualidade, digna e eficiente para todos os cidadãos.

Créditos:
Entrevista e texto: San Diego / Parazão Tem de Tudo
Edição: Roseana Silva