Na última quarta-feira, 13, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do 1º Promotor de Justiça de Redenção, Alexandre Azevedo de Mattos Moura Costa, realizou uma inspeção detalhada na Unidade de Custódia e Reinserção de Redenção (UCR Redenção). A ação, conduzida em parceria com a equipe da promotoria, teve como objetivo instruir procedimento destinado a apurar denúncias feitas por familiares de reeducandos custodiados na unidade.
Durante a inspeção, todos os setores da unidade foram visitados, com uma análise minuciosa sobre o funcionamento administrativo e operacional. A vistoria abrangeu o setor administrativo, a unidade de operações de segurança, áreas médico-odontológica e psicossocial, além da enfermaria. O pátio, locais de estudo e trabalho, pavilhões, parlatórios e salas de audiência também foram inspecionados.
O Promotor de Justiça Alexandre Costa realizou ainda oitivas com o diretor da unidade, Major Kleber Gomes de Sousa, com o chefe da equipe operacional e com o médico da equipe de enfermagem responsável pelo atendimento aos detentos. Esses servidores forneceram informações sobre questões relevantes para o procedimento de apuração.
A inspeção também incluiu a análise de prontuários médicos dos detentos, visando verificar o acesso ao atendimento médico e odontológico, além da disponibilidade e distribuição de medicamentos. Oitiva de presos foi conduzida para identificar possíveis questões sensíveis apontadas pelos custodiados.
Ao término da visita, o MPPA constatou que a unidade apresenta um funcionamento adequado, assegurando aos detentos quatro refeições diárias e o acesso contínuo a água potável para consumo e higiene. O órgão ministerial destaca que as situações que necessitam de melhorias serão alvo de atenção e atuação do MPPA em continuidade ao procedimento instaurado.