PARÁ CIDADANIA
Usina da Paz Marabá será inaugurada ainda em outubro, afirma governador
As obras de construção da décima Usina estão praticamente concluídas.
08/10/2024 11h35 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Foto: Ronan Frias / Ag.Pará

Nesta sexta-feira (4), o Governador do Pará, Helder Barbalho, esteve em Marabá e visitou as obras da Usina da Paz de Marabá. O equipamento público será entregue à população ainda neste mês de outubro. Essa será a 10ª Usina da Paz entregue pelo governo estadual, a terceira localizada na Região do Carajás, que já conta com Usinas nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

"É uma grande felicidade ver a Usina da Paz de Marabá pronta. Está linda! Uma estrutura fantástica que representará o equipamento público fundamental e necessário para a transformação social. Este é o maior programa social de inclusão da América Latina, uma experiência que tem dado certo por onde passa e que agora chega em Marabá para que nós possamos cuidar das pessoas, daqueles que mais precisam, com diversos serviços, gerando inclusão, cidadania e redução da criminalidade a partir da transformação social desta comunidade", destacou Helder Barbalho.

Em Marabá, os moradores já estão na contagem regressiva para usufruir da estrutura e dos serviços que serão disponibilizados na primeira Usina da Paz do município. A construção do maior complexo de cidadania do Brasil em solo marabaense estão praticamente concluídas, restando apenas ajustes mínimos para que o equipamento público seja entregue à população.

Localizada na Avenida Sororó, no bairro Jardim União, a UsiPaz de Marabá possui uma área construída de mais de 10 mil metros quadrados. Seguindo o padrão de sucesso das demais Usinas, já entregues, o novo complexo vai dispor também de uma estrutura moderna e funcional, com mais de 70 serviços gratuitos oferecidos à população, nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

Estrutura - A nova Usina da Paz Marabá vai contar com instalações em dois prédios principais, onde serão oferecidos cursos profissionalizantes, atendimentos de saúde, além de oficinas e outras atividades educativas. Além disso, é importante destacar que os espaços também serão equipados para a emissão de documentos e outros serviços de cidadania que vão tornar o novo complexo estadual uma referência para os mais de 266 mil moradores do município.

Continua após a publicidade