O governador do Pará, Helder Barbalho, inspecionou no fim da tarde desta quarta-feira (2) as obras de construção da Policlínica em Santarém, no oeste do Pará. O equipamento da rede pública estadual de saúde é mais um investimento que ampliará a descentralização de serviços de saúde especializada na Região de Integração Baixo Amazonas. A obra da Nova Policlínica de Santarém avança para mais de 82% dos serviços concluídos, já estando na fase de acabamento, com previsão de entrega para o fim de dezembro de 2024.
"A Policlínica traz 36 especialidades médicas, com toda a estrutura de imagem, com tomógrafo, ressonância e raio-X, diagnósticos para facilitar e agilizar os tratamentos. Também teremos o Natea (Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista), para o atendimento de pessoas com autismo, que chega também para ampliar os atendimentos em Santarém e toda a região do Baixo Amazonas. É um investimento muito importante não só para a cidade, mas para todo o oeste do Pará", ressaltou o governador.
Estrutura -A Nova Policlínica de Santarém está sendo construída em uma área total de mais de 2 mil metros quadrados. A parte física é dividida entre recepção, atendimento ambulatorial e de diagnóstico; setor de imagem e métodos gráficos, laboratórios e apoio técnico. O investimento do Estado ultrapassa R$ 25 milhões.
A obra também contempla a construção do Natea, espaço fundamental para a comodidade das famílias que necessitam do cuidado e da atenção especializada, com profissionais das áreas de pediatria, psiquiatria, educação física, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
“As policlínicas são equipamentos públicos importantes para aquelas pessoas que necessitam de atendimentos emergenciais, que não podem esperar. E a Seo (Secretaria de Estado de Obras Públicas), em parceria com a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), caminha para a entrega de mais um equipamento público desse porte, dessa vez em Santarém. Através das policlínicas, o Governo do Pará contribui com a melhoria no atendimento da rede pública de saúde paraense", informou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.