A construção da nova ponte estaiada sobre o Rio Itacaiúnas, que interligará os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, na sede municipal de Marabá, na Região de integração Carajás, sudeste paraense, está na fase de implantação da superestrutura do trecho com estais (cabos de aço), incluindo execução do mastro, dos estais – cujos mastros têm 43 m de altura - e aduelas. No trecho de aproximação é executado o acabamento, como as barreiras New Jersey, fabricação de guarda-corpo e sistema de drenagem.
A construção da ponte resulta de convênio firmado entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e a Prefeitura de Marabá, e contribuirá para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana e fluidez no tráfego. Iniciada em julho do ano passado, a obra deve ser entregue no final de 2024.
A nova infraestrutura de transporte terá 524 metros de comprimento e 16 m de largura, sendo 1,85 m de faixa de passeio em cada lado, enquanto o trecho estaiado corresponde a 240 m. De acordo com a engenheira Kilva Freitas, gerente de Contrato do Consórcio Ponte Itacaiúnas formado pelas construtoras Gaspar e ArteLeste Construções - esta licitada pela Prefeitura de Marabá para execução dos serviços -, atualmente os trabalhos atingem 65% de conclusão, cumprindo o cronograma previsto.