A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu, na terça-feira (13), uma aproximação estratégica entre empresários do segmento de fruticultura e especialistas do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). O objetivo foi buscar maior integração entre ciência, tecnologia e oportunidades de mercado, para fortalecer a indústria paraense e ampliar as possibilidades de inovação.
Ângela Alexandre, assistente técnica da Gerência de Tecnologia e Mercados do PCT Guamá, destacou a importância da ação. "Todo esse processo de aproximação com o governo do Estado, com secretarias, superintendências, agências, as companhias, e empreendimentos de base tecnológica é super importante para o desenvolvimento do parque. Atuamos no ecossistema de inovação e de empreendedorismo para a qualificação, incubação e aceleração dos empreendimentos", afirmou.
Takatoshi Dohara, empresário no setor de produção de açaí e cacau, relatou a importância do encontro organizado pela Codec. "Estamos aqui para prospectar novas maneiras de beneficiar resíduos, principalmente do açaí. A orientação dos professores nos dá um novo viés. Até então, trabalhávamos sem o apoio da ciência e tecnologia, mas agora vemos que é possível avançar, graças à Codec que nos trouxe ao PCT."
O diretor de atração de investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, destacou a relevância dessas parcerias estratégicas. "A aproximação entre investidores, a Codec e instituições de pesquisa como o PCT Guamá é fundamental para criar um ambiente de inovação no Pará. Ao unir o conhecimento científico à visão empresarial, conseguimos não apenas impulsionar o desenvolvimento econômico, mas também garantir que os investimentos sejam direcionados para setores estratégicos e sustentáveis. Essa sinergia é essencial para transformar o potencial da nossa região em realidade, gerando emprego, renda e novas oportunidades para todos," afirmou o diretor.