A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Usina da Paz do Jurunas/Condor, através da Secretaria de Estratégia de Articulação da Cidadania (SEAC) certificou nesta quarta-feira, 7, 106 alunos nos cursos de Informatica básica e moda e costura.
Os cursos são ofertados pela Sectet nas Usinas da Paz e buscam fortalecer a comunidade com a interação com os cursos e projetos que a Secretaria oferece e também, com a profissionalização da população que busca adentrar no mercado de trabalho.
“É muito importante a Sectet trazer para a gente esses cursos, onde formamos mais de 100 pessoas. A Sectet, juntamente com a Seac dá novas oportunidades às pessoas para o mercado de trabalho. Nós da Seac agradecemos muito à Sectet pela parceria nessas oportunidades para a comunidade e espero que possamos continuar transformando a vida de cada um que entra na Usina com os cursos e serviços oferecidos” pontua Lucas Maia, Diretor da Usina.
A dona de casa e mãe, Letícia Santos, concluinte do curso de informática básica, contou um pouco da experiência que foi fazer o curso levando os filhos para a usina.
"Foi muito gratificante participar do curso de informática. Para onde eu vou, tenho que levar os meninos, porque eu não tenho com quem os deixar e durante o curso sempre trouxe eles comigo. Foi uma experiência inexplicável. Tive todo o aparato para lidar com essa jornada dupla, pois também preciso ter como trabalhar para trazer o melhor para meus filhos. É gratificante receber meu diploma", conta emocionada.
Leandro destacou a importância dos cursos makers, que incluem informática básica, robótica, modelagem e impressão 3D. "Nós vamos certificar 50 pessoas que formaram pelo curso de informática básica, tanto no turno da noite quanto da manhã. Os cursos makers oferecem informática básica, robótica e modelagem e impressão 3D. Todas as turmas nós fazemos nas salas de tecnologia da usina e são cursos que duram 40 horas em um mês. Hoje estaremos finalizando com a entrega dos certificados” afirma.
"Passando pelo pressuposto de que estamos formando turma de informática básica, os alunos vêm aqui em busca do diploma que é requisito básico para o mercado de trabalho. Estamos trabalhando com eles questões de renda e empreendedorismo também. Os cursos makers sempre trabalham com tanto na modelagem e impressão 3D e na robótica, que são eixos novos do mercado de trabalho. É uma introdução para levar para a vida deles e seguir uma carreira, tanto para aqueles que estão estudando quanto para aqueles que já estão no mercado de trabalho” diz o coordenador.
No mesmo evento, a entrega dos certificados do curso de costura e moda também foi realizada, reconhecendo o esforço de 56 formandos que participaram de três módulos da oficina oferecida: Princípios de Moda e Sustentabilidade; Desvendando o Segredo da Costura, Explorando Ferramentas Imateriais e Introdução a Corte e Costura para Iniciantes. Cada curso teve uma carga horária de 20 horas, distribuídas em três turnos de aula.
"Tivemos bastante procura pelo curso. É a primeira turma e certificação do Curso. São 56 alunos que estão aptos para o mercado de trabalho. Os cursos são voltados para a empregabilidade dessas pessoas. São cursos curtos que podem ensinar o ofício de maneira prática. A pessoa pode gerar recursos através dessa oficina, de maneira empreendedora. A gente visa essa mudança de condição de uma mulher, por exemplo, que está em casa sem um ofício e quer mudar sua perspectiva de vida por meio de uma maneira fácil e que concilie com a sua jornada do lar", fala a coordenadora geral do curso de costura e moda pela Sectet, Julie de Lima.
"Levo muito aprendizado e conhecimento sobre história e evolução da moda no Brasil. Fora que já tenho uma proposta para fazer pequenos reparos em peças com uma amiga que é costureira, faltava apenas o pontapé inicial", reforça José.
Texto: Carla Couto/Ascom Sectet