Segurança ALERTA!
Pipas na fiação elétrica já causaram 547 casos de falta de energia na região sul e sudeste do Pará
Parauapebas, Marabá, Redenção, Tucuruí e Dom Eliseu são as cinco cidades com o maior número de registros. Equatorial Energia Pará orienta segurança.
19/07/2024 12h50
Por: Redação

Com a chegada das férias escolares, aumenta a prática de empinar pipas, brincadeira que pode causar sérios problemas tanto à rede elétrica quanto à vida das pessoas. De acordo com a Equatorial Pará, foram registradas 547 ocorrências de falta de energia, de janeiro a junho de 2024, por conta de pipas na fiação. Os dados preocupam a Distribuidora de energia elétrica, pois, a brincadeira também oferece riscos à vida.
 
Até junho de 2024, as cincos cidades com mais registros causados por pipas na fiação foram: Parauapebas com 131 casos, Marabá com 111, Redenção com 73, Tucuruí com 45 e Dom Eliseu com 38 ocorrências.

De acordo com Marcelo Tucunduva, executivo de Segurança da Equatorial Pará, a tendência é que os números aumentem no período das férias escolares. Ele explica o motivo do perigo de empinar pipas perto da fiação de energia: “o principal risco é à vida. A pessoa pode tomar um choque de até 34.500 volts. Nossa orientação é que a brincadeira sempre seja feita em áreas abertas, longe de qualquer tipo de fiação”, comenta. 
 
O executivo também pontua sobre o uso do cerol nas linhas e chama a atenção para as situações em que as pipas ficam enroscadas na fiação, o que causa o desgaste dos materiais por onde passa a corrente elétrica e assim provoca as interrupções no fornecimento.
 
“Infelizmente ainda é comum o uso do cerol. Ele pode provocar curtos-circuitos e rompimento de cabos, o que gera a falta de energia. Os números de 2024 podem ter caído em relação ao ano passado, mas ainda é uma quantidade considerável. Além da interrupção, pipas com cerol representam um risco para ciclistas, motociclistas e a população em geral”, afirma. 
 
Vale lembrar que o uso de cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da “linha chilena” é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro. Além disso, o estado do Pará proibiu o uso, armazenamento, fabricação e venda de linhas com cerol, por meio da lei nº 9.597, de 20 de maio de 2022.

Confira outras orientações de segurança que devem ser seguidas para evitar acidentes com pipas: