O relógio instalado ao lado da sede do governo do Pará amanheceu, nesta sexta-feira (28), exibindo o número 500, número que marca a contagem regressiva de 500 dias para a realização da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima (COP 30), que acontece em novembro de 2025, na capital paraense, Belém. O evento da ONU ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro do próximo ano e vai reunir líderes mundiais, especialistas e ativistas para debater, em terras paraenses, soluções para o futuro do planeta.
A construção da “Belém da COP” inclui investimentos estratégicos que visam solucionar problemas históricos da capital paraense, como o saneamento urbano que recebeu uma injeção de R$ 1,4 bi para a expansão da rede de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, além da realização da macrodrenagem em locais como a bacia do Tucunduba para que a população fique finalmente livre dos alagamentos.
“Estamos requalificando a cidade, melhorando a vida de 2,3 milhões de pessoas que vivem e trabalham na região metropolitana. Essas pessoas poderão ter uma cidade que passou por profundas transformações, resultado do investimento de 4 bilhões de reais em infraestrutura, mobilidade, desenvolvimento urbano, conectividade e turismo. São ações que irão gerar emprego, renda e trazer desenvolvimento para todo o estado do Pará”, pontua Helder Barbalho.
Investimento em pessoas
Mas o legado da COP não se restringe a compromissos internacionais e obras físicas – o Governo do Estado trabalha para que a conferência traga melhorias às pessoas por meio da qualificação profissional, criação de empregos e geração de renda.
Uma das principais iniciativas do Estado para a melhoria de vida da população é o programa “Capacita COP 30”, que oferece 12 mil vagas em 67 cursos de qualificação gratuitos nas áreas de turismo, infraestrutura, segurança do trabalho e produção de alimentos.