POLÍTICA ELEIÇÕES 2024
Denis Assunção deixa Semsi e anuncia pré-candidatura como vice de Rafael Ribeiro
Depois de quatro anos a frente da secretaria de Segurança, Denis se prepara para um novo e grande desafio ao lado do presidente da Câmara Municipal.
05/06/2024 12h37 Atualizada há 3 meses
Por: Redação

Agora é oficial: Rafael Ribeiro (União Brasil) terá Denis Assunção (PDT) como pré-candidato a vice em sua pré-candidatura para prefeito de Parauapebas. Denis, por sua vez, deixa a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI) após quatro anos como secretário titular da pasta, tendo coordenado uma série de ações de segurança e cidadania a frente do órgão executivo.

Denis é natural de Vitorino Freire (MA) e residente de Parauapebas há 12 anos; graduado em História, trabalhou nas redes privada e pública de ensino municipais, tendo destaque como diretor da Escola Municipal João Prudêncio. Em 2017, entrou para a SEMSI como coordenador do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), e em 2020 assumiu a secretaria, comandando uma verdadeira revolução nos serviços prestados.

A SEMSI é responsável por administrar o SAC, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), o Centro de Controle e Operações (CCO), a Guarda Municipal; além de ter celebrado convênios durante a gestão de Denis como secretário com o Núcleo da Polícia Científica do Pará (PCEPA) e a Central de Atendimento e Despacho (CAD).

DENIS PELA SEGURANÇA E CIDADANIA

O trabalho de Denis Assunção precede seu nome, que certamente não passará despercebido por aqueles que conhecem sua atuação frente a SEMSI. “Quero agradecer a oportunidade de servir aos cidadãos de Parauapebas nestes quatro anos; estou me retirando da secretaria para alçar uma nova caminhada, em que desejo continuar essa prestação ao povo da cidade que adotei como minha”, disse o agora pré-candidato a vice-prefeito de Parauapebas.

Continua após a publicidade

A lista de conquistas da segurança sob o comando de Denis é extensa: sob sua tutela, a secretaria melhorou o policiamento da Guarda Municipal, instaurando a Patrulha Maria da Penha e o programa Mais Segurança e Cidadania nas Escolas. Aliada ao monitoramento remoto de vias públicas via CCO, a Guarda teve seus equipamentos renovados, sua equipe especializada através de treinamentos e recebeu uma nova sede, no Cidade Jardim.

O CAD era uma demanda antiga do município, uma vez que as ligações para o 190 e 193 eram encaminhadas para a central de Marabá; a integração entre os órgãos de segurança atuantes em Parauapebas foram prioridade durante a passagem de Denis na SEMSI. Os convênios firmados com o Centro de Perícias e a atuação em conjunto com as Polícias Militar e Civil demonstram essa preocupação

O Semsi +Ação foi um grande sucesso da gestão, descentralizando a emissão de documentos e ofertando o serviço em pontos afastados das sedes do SAC, inclusive atingindo a zona rural. O SAC Móvel foi outra iniciativa que procurou levar cidadania para os quatro cantos de Parauapebas, que também ganhou outro ponto de atendimento do órgão, na Feira do Produtor.

Continua após a publicidade

Na Defesa Civil, o Plano de Contingência (PlanCon) foi um marco ambiental na história de Parauapebas, traçando diretrizes completas para reagir a quaisquer tipos de ocorrências, sejam elas naturais ou antrópicas, e o mapeamento completo das 91 áreas de risco. Também foram implantados os Auxílios Emergencial e Recomeço, para os atingidos pelas intempéries, e a Defesa também ganhou uma nova sede, com novos equipamentos.

No DMTT, além de reforçar  as atividades de fiscalização, educação para o trânsito e engenharia, foram realizadas melhorias no espaço físico e aquisição de novos equipamentos, e ainda ações administrativas voltadas para regularizar o departamento de transporte. O aplicativo Mobi Legal desburocratizou a regularização dos motoristas, mototaxistas e cooperativas, que também receberam subsídios da SEMSI e passaram a conceder passagem gratuita para idosos e alunos da rede pública de ensino.

Em geral, o servidor SEMSI foi capacitado para atender melhor a população, com mais de 300 cursos de aprimoramento sendo ofertados pela secretaria, que também concedeu adicionais de insalubridade e periculosidade para agentes de trânsito, da Defesa Civil e Guardas Municipais. “Foram 4 anos marcados pelo zelo, pela dinâmica, pela integração e colaboração”, resumiu assim Denis a sua passagem pela SEMSI.