17 cidades da região de Carajás, no Pará, vão receber vacinas contra a dengue em remessa de quase 1 milhão de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi feito na quarta-feira (29).
No total, serão 656.172 doses de reforço e 335.200 doses de ampliação nesta quinta remessa para todo o Brasil.
Estão sendo vacinados adolescentes de 10 a 14 anos de idade em 1.735 cidades brasileiras.
Os municípios do Pará que vão poder ofertar a vacina são:
Parauapebas, São João do Araguaia, Canaã dos Carajás, Rondon do Pará, Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu, Itupiranga, Abel Figueiredo, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Curionópolis, Brejo Grande do Araguaia, Piçarra, Eldorado dos Carajás.
Segundo o Ministério da Saúde a proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue é feita com duas doses do imunizante incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil comprou todo o estoque disponível de vacina de dengue disponível no mercado internacional.
O Ministério da Saúde alerta ainda que o controle da dengue é um esforço coletivo. Em dez minutos por semana, é possível eliminar criadouros e evitar água parada - medida que deve ser tomada durante todo o ano.