PARAUAPEBAS MAS NÃO É FERIADO
Prefeitura de Parauapebas decreta ponto facultativo durante comemoração de Corpus Christi
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".
29/05/2024 15h38
Por: Redação

Devido à tradicional comemoração de Corpus Christi, a Prefeitura de Parauapebas decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 30 e 31 de maio.

Excluem-se do ponto facultativo, os serviços essenciais e de interesse público prestados pelo município à população, que deverão ser realizados normalmente.

Desta forma, as secretarias municipais trabalharão em regimes de plantão ou escala de acordo com a necessidade do serviço público.

Muitos brasileiros usam a data de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (30/5), como um dia para viajar ou descansar.

O que poucos sabem é que não se trata de um feriado nacional, mas sim de ponto facultativo. Ou seja, na maioria das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários. Cada empresa decide se vai ou não paralisar os serviços por um dia.

A regra é outra em cidades que aprovaram leis tornando Corpus Christi um feriado municipal. Para a alegria de quem se programa todo ano para tirar o dia de folga, muitos municípios optaram por isso. 

Continua após a publicidade

Mas o que quer dizer Corpus Christi?
Significa, em latim, corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".

 

Continua após a publicidade