A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), nos dias 21 e 22 de maio, realizou a capacitação para o atendimento a grupos vulneráveis, vítimas de violência no município de Paragominas, no sudeste paraense. A qualificação ocorreu na Escola de Ensino Técnico do Pará (Eetepa) do município e destinada para 40 servidores, entre agentes de segurança e integrantes da rede de proteção estadual e municipal.
A capacitação envolve diversos assuntos direcionados ao atendimento mais específico, com foco no acolhimento às vítimas de violência, a exemplo de temáticas como: o histórico de crime e violência, direitos humanos, conceitos, causas, tipos e legislação e as leis Maria da Penha e do feminicídio, promovendo ampliação de conhecimento e um protocolo para atuação. Com o treinamento, espera-se uma mudança positiva na abordagem e na qualidade do atendimento prestado aos grupos vulneráveis.
Larissa Lacerda, delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Paragominas, foi uma das participantes da capacitação. Para ela, um dos pontos positivos abordados durante a qualificação é o entendimento entre os trabalhos desenvolvidos pela equipe operacional e da rede de proteção. "A capacitação fornecida é de suma importância na questão do aprimoramento da equipe, tanto dos órgãos de segurança, quanto da rede de proteção, para ajudar no atendimento, e garantir a assistência tanto às vítimas de violência doméstica, como também para casos de crianças e adolescentes que são vítimas", concluiu.
O Coronel Castro Alves, diretor da DPS, ressalta ainda que o diferencial da capacitação é visto também na mudança da cultura institucional para o acolhimento das vítimas. "O atendimento prestado é totalmente voltado às vítimas, e isso é um trabalho que precisa ser desenvolvido de forma contínua. Além da garantia de uma resposta imediata qualificada, o objetivo também é desenvolver uma abordagem respeitosa e que compreenda as complexidades sociais que envolvem a violência cometida contra esse tipo de grupo", finalizou.
Texto: Esther Pinheiro, com supervisão de Walena Lopes