A euforia de ser calouro em uma universidade marcou as boas-vindas aos novos estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Canaã dos Carajás, na noite desta quinta-feira, 2 de maio, em uma acolhida realizada na prefeitura do município.
A oferta dos cursos de graduação em Fisioterapia, Biomedicina, Secretariado Executivo Trilíngue e Gastronomia é resultado de um convênio assinado entre a instituição estadual e a prefeitura municipal. O objetivo da parceria é promover o avanço educacional e profissional na região.
Débora Nazario elogiou o evento: “estava tudo bem organizado”. Caloura em Fisioterapia, ela também ressaltou estar “muito feliz em fazer parte da primeira turma”. Com a presença de autoridades municipais, pró-reitores e professores da Uepa, a cerimônia de acolhimento também concedeu certificados aos primeiros lugares gerais e de cada curso, que participaram do Processo Seletivo Especial de Canaã dos Carajás 2024 (Prosel Especial 2024).
Clay Chagas, reitor da Uepa, aproveitou para agradecer aos professores que ajudaram na construção do convênio para a oferta de cursos, resultado de um trabalho coletivo. Ele também destacou que o polo da Uepa em Canaã vai “fortalecer ainda mais o ensino superior neste município” e que os recém- universitários, “vão se tornar referências para ensino superior, referências para familiares, referências para os vizinhos, referências para pessoas que a gente não sabe quem são, porque a partir de agora vocês viraram aluno da universidade”.
Calouro do curso de Secretariado, Vando Douglas lembra que muitos alunos ainda precisam sair de seu município de origem para cursar o nível superior. Para ele, essa é “uma realidade que achava que seria somente daqui uns anos, então estou muito feliz em poder fazer o curso, pois agora eu vou poder oficializar minha fluência no inglês e aprender outro idioma”. Ele também destaca que a parceria entre o estado e a prefeitura “é um incentivo para muitos jovens e adultos, que não tinham oportunidade e agora vão ter o diploma de nível superior em uma universidade pública”.
A aula inaugural também marca o início das atividades letivas, que serão complementadas pela Semana do Calouro, programada para 3 a 6 de maio. A programação para os calouros inclui momentos de integração entre as turmas, além de uma apresentação de um panorama geral sobre cada um dos cursos.
O processo de expansão da Uepa no município começou com visitas técnicas e reuniões entre a universidade e a gestão municipal, em março de 2022. Na mesorregião sudeste do Pará, a presença da Uepa já é consolidada, com campi em Marabá, Parauapebas, Conceição do Araguaia e Redenção.
O convênio estabelecido para a implementação do Plano de Trabalho prevê investimentos em laboratórios específicos para cada curso, bem como na biblioteca, laboratório morfofuncional e de informática. Em 2023, foi realizado o Processo Seletivo (PS) Especial em Canaã dos Carajás, com 150 vagas ofertadas em regime regular/modular, divididas em grupos de cotas regionalizadas, cotas socioeconômicas (CSE), cotas étnico-raciais (CER) e vagas não cotistas (NCT).
Com um total de 3.164 inscritos no PS, 80,69% das vagas foram preenchidas por residentes no município de Canaã dos Carajás, sendo 66,21% desses alunos, saídos de escolas públicas.
Presente em onze das 12 regiões de Integração do Pará, com campi físicos e atividades desenvolvidas em mais de 70 municípios do Estado, através de programas como o Forma Pará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), a Uepa é reconhecida como uma das instituições mais interiorizadas do Brasil.