A manhã do sábado, 23, foi de grandes conquistas para os moradores de Santarém, no oste paraense, região de integração do Baixo Amazonas. O Governo do Estado entregou hoje oito totens da Segurança Pública para o município. Os equipamentos já estão instalados em pontos estratégicos, nas principais vias públicas da cidade, além do famoso distrito de Alter do Chão. A iniciativa tem o objetivo de garantir maior agilidade no atendimento das ocorrências de urgência e emergência, com maior e melhor cobertura visual dos locais onde foram instalados.
O governador do Pará, Helder Barbalho, ressalta a importância do equipamento para garantir a segurança dos Santarenos.
“Hoje estamos iniciando uma estratégia fundamental adotando tecnologia e inovação como aliado da segurança pública e da redução da criminalidade, que são esses totens que estão espalhados em cinco cidades do nosso estado, Belém, Ananindeua, Marabá, Altamira e a partir de hoje em Santarém, que recebe 8 totens espalhados pela cidade integrados ao sistema de monitoramento da segurança”, destacou Helder Barbalho.
O governador ressaltou ainda a operacionalidade do equipamento como a leitura facial e a identificação de placas veiculares.
“Esse totens possuem várias câmeras, entre elas uma de 360° que tem o alcance a longa distância das imagens. Ele conta também com a implementação de leitura facial e identificação de placas veiculares, o que significa dizer que, se um cidadão evadido do Sistema Penal estiver circulando pela orla de Santarém, ele será identificado por meio de uma base de dados que o sistema tem, e assim, será acionado um alerta para a Segurança Publica que deslocara uma viatura para a captura do foragido, bem como nos casos em que um veículo roubado ou furtado, também será identificado, auxiliando de forma eficiente o sistema de segurança à inibir e coibir o crime, realizando buscas de for agidos e apreensão veiculares. Ele também emite alertas educativos para a população auxiliando assim, tanto a população quanto aos turistas que estiverem circulando pela cidade de Santarém”, pontuou Helder Barbalho.
Morador de Santarém, o senhor Cláudio Barros, comemora a aquisição do equipamento para a cidade e a importância para a população se sentir mais segura.
“Os totens fazem parte de mais uma iniciativa do governo do estado, que por meio da Segurança Pública vem atuando de forma ostensiva e preventiva, com utilização de uma tecnologia como essa, com o potencial de auxiliar no monitoramento total das áreas onde ele foram instalados, além de aproximar a população da segurança que vai poder interagir conosco através dele, não só acionando para chamadas de urgência e emergência, como também, recebendo alertas sonoros de utilidade pública a serviço de todos. Santarém merece essa aquisição, assim como todos que moram e visitam a cidade, especialmente Alter do Chão, sendo um dos lugares turísticos mais frequentamos do nosso estado”, ressaltou o titular da Segup.
Santarém é o quarto município a receber oficialmente os equipamentos. As cidades de Belém, Altamira e Marabá, já contam com a funcionalidade do sistema. No total 50 equipamentos estão distribuídos no estado, entre eles, na Capital paraense, Belém, além das cidades de Ananindeua (Região Metropolitana), Altamira, Marabá e Santarém.
Os totens também facilitam o repasse de informações estratégicas entre as forças de segurança, e realizam o monitoramento, por meio de uma 4 câmera fixas que permitem a visualização em 360°, garantindo cobertura total das áreas.