PARAUAPEBAS ATAQUE CONTRA PF
Operação da Polícia Federal fecha garimpos ilegais em Parauapebas e Curionópolis
Moradores da Vila Sanção bloquearam acesso da estrada com pneus e pedras e lançaram rojões contra helicóptero da PF durante a ação de fiscalização.
18/01/2024 15h00
Por: Redação Fonte: G1 PA

Uma operação federal fechou garimpos ilegais que ofereciam risco às linhas de transmissão de energia elétrica em Parauapebas e Curionópolis, no sudeste do Pará. Sete pessoas foram presas em flagrante por crimes ambientais. Os agentes também apreenderam e inutilizaram maquinários.

Segundo a PF, houve forte resistência em Parauapebas. Nas proximidades dos garimpos, moradores de uma vila bloquearam o acesso da estrada com pneus e pedras. Eles também lançaram rojões e pedras contra o helicóptero da PF.

A ação foi na quarta-feira (17), envolvendo policiais federais e equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental e policiais militares de Parauapebas.

Os pontos de garimpo ilegal de ouro foram encontrados no Rio Novo e Igarapé Gelado, em Parauapebas e Curionópolis - região que já tinha sido alvo de outras operações recentes.

No total, foram apreendidas duas máquinas carregadeiras; 16 motores hidráulicos; uma draga e três mil litros de diesel.

Continua após a publicidade

Os maquinários avalizados em R$1,5 milhão tiveram de ser inutilizado devido à impossibilidade de remoção, segundo a PF.

A PF informou que as operações tiveram também apoio da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz), da PF, e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).