Geral CULTURA E CIDADANIA
Debate com jovens influenciadores digitais agita Feira Pan-Amazônica do Livro
Encontro reuniu talentos no cenário digital e discutiu a importância da literatura na era das redes sociais na Arena Multivozes do evento
12/09/2023 16h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, um dos eventos literários mais aguardados da região, trouxe uma novidade este ano: um debate com influenciadores digitais de bairros periféricos da Grande Belém. Nesta terça-feira (12), quarto dia de programação, a Arena Multivozes reuniu jovens talentos que estão se destacando no cenário digital e discutiu a importância da literatura na era das redes sociais. Com a presença de um público animado e interessado no assunto, o debate contou com a participação de influenciadores da baixada, cada um com seu próprio estilo e nicho de atuação. Entre eles, estavam Darlan Wesley, do bairro da Cremação, e Lawry Costa, do Marex. Eles são conhecidos pela produção dos vídeos engraçados e pelo conteúdos para o público jovem.

A mediação ficou por conta da apresentadora, cantora e influenciadora digital paraense, Júlia Passos, que conduziu um debate dinâmico e estimulante. Os influenciadores discutiram a relação entre a literatura e as redes sociais, destacando como as plataformas digitais têm ajudado a disseminar a leitura entre os jovens.

Durante o debate, foram abordados diversos temas, como a importância do incentivo à leitura na era digital, o papel dos influenciadores na formação de novos leitores e a democratização do acesso à literatura através das redes sociais.

Bia Parawara, Zak MC, Edson X e Yuri Verdo integram o coletivo literário 'Sarau em Movimento'Os participantes também compartilharam suas experiências pessoais e como a literatura influencia em seus conteúdos. No decorrer das discussões, a intervenção artística ficou por conta do coletivo literário “Sarau em Movimento”, composto por Bia Parauara, Yuri Verbo e Zak MC.

Um dos pontos mais destacados pelos influenciadores foi a capacidade das redes sociais de alcançar um público diversificado e engajar os seguidores em discussões literárias. Eles ressaltaram a importância de utilizar as plataformas digitais como ferramentas para incentivar a leitura, compartilhando resenhas, recomendações e promovendo debates sobre livros.

Espaço- O influencer digital Darlan Wesley nunca imaginou que teria a oportunidade de estar num palco sendo assistido por várias pessoas, falando do seu dia a dia na Cremação, e dos conteúdos que carrega em seus vídeos, principalmente, o bom humor.

Continua após a publicidade

“Fico muito feliz e lisonjeado por estar aqui, representando o meu bairro, a minha galera que grava vídeos. Hoje, não é só o Darlan aqui, mas todos os jovens periféricos que gravam vídeos sobre o seu dia-a-dia na periferia”, afirmou.

Apesar da ansiedade, Lawry Costa disse que ficou muito à vontade com o bate-papo e acredita que a temática deve ser incorporada à programação da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

“Estou muito grata pela oportunidade de estar aqui mostrando um pouquinho do meu trabalho e me recordo de uma frase da autora homenageada deste ano, Heliana Barriga: uma voz para várias vozes. O nosso trabalho representa isso nas redes sociais”, destacou.

Além disso, os influenciadores também enfatizaram a necessidade de uma curadoria responsável, garantindo que as indicações de leitura sejam de qualidade e abrangentes, contemplando diferentes gêneros literários e autores diversos. Ao final, o público teve a oportunidade de fazer perguntas aos influenciadores, que compartilharam dicas valiosas para quem deseja iniciar uma carreira na internet.

Continua após a publicidade

O debate com influenciadores digitais da baixada durante a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi um sucesso, evidenciando a importância da literatura no meio digital e a influência positiva que essas pessoas podem exercer no incentivo à leitura. Com um público engajado e participativo, o evento contribuiu para fortalecer os laços entre a literatura e as redes sociais, mostrando que é possível unir o universo digital com a magia das palavras escritas.

Texto de Vinícius Leal