O governador Helder Barbalho realizou na manhã desta quarta-feira (09), em suas redes sociais, junto com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, uma convocação para toda a população do Pará para aderir à Campanha Nacional de Multivacinação. Trata-se de uma ação com objetivo de ampliar a cobertura de diversas vacinas no estado, tendo como público-alvo principal, crianças e adolescentes menores de 15 anos.
“No próximo dia 10 de agosto, nesta quinta-feira, está acontecendo o início de uma ampla campanha de multivacinação para proteger nossa população. E o estado do Pará é o pontapé inicial da campanha no país. Vacina é vida. Bora vacinar!”, convocou o governador em vídeo publicado nas mídias interativas.
A ministra Nísia Trindade reforçou a importância do Pará na campanha: “É um prazer anunciar a Campanha de Multivacinação no Brasil, iniciando pelo Pará, para proteger principalmente nossas crianças e adolescentes, que têm apresentado uma baixa proteção contra poliomielite, sarampo, HPV, entre outras. É uma situação que urge mudarmos e para isso convocamos toda a sociedade”, afirmou.
Conforme anunciado pelo governador, as ações de imunização irão começar no dia 10 e se estenderão até 26 de agosto, tendo como dia "D" o dia 19 de agosto (sábado). Nesse dia, o número de postos de vacinação e o efetivo de profissionais envolvidos serão ampliados para alcançar um número maior de crianças, adolescentes e adultos imunizados.
Serão oferecidas todas as vacinas do calendário nacional, com ênfase àquelas contra poliomielite e sarampo, doenças que ameaçam voltar em função da baixa cobertura vacinal, mas também contra difteria, coqueluche, tétano, febre amarela e hepatite B.
Além das vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos, a campanha também disponibilizará para adultos os imunizantes contra Hepatite B, Influenza e Dupla adulto. Para isso, todos os 144 municípios estão abastecidos de vacinas e sendo mobilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para aumentar a adesão do público-alvo às vacinas ofertadas.
A iniciativa é do Ministério da Saúde, coordenada no Pará pela Sespa e executada pelos municípios. Durante o período da campanha, as Usinas da Paz, complexos de serviços públicos geridos pelo Estado, também terão postos de imunização.