De sexta-feira (4) até domingo (06), Belém sedia a programação “Diálogos Amazônicos”, o primeiro grande evento internacional na capital paraense nos últimos 14 anos, desde a última reunião da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O evento reúne iniciativas da sociedade civil com o objetivo de formular novas estratégias para a região.
“Diálogos Amazônicos” é um evento que integra a programação da Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos dias 8 e 9, também no Hangar, e seus resultados serão apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes reunidos na Cúpula. São esperados todos os presidentes dos países que compõem a OTCA - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A atriz e cineasta paraense Dira Paes falou na abertura, em meio a danças apresentadas por povos tradicionais.
Ainda na solenidade de abertura, o governador Helder Barbalho (MDB) recebeu de duas indígenas uma pintura. Ele estava acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan; do ministro das Cidades, Jader Filho; do ministro do Turismo, Celso Sabino; do senador Beto Faro; da deputada federal Elcione Barbalho; do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Francisco Melo (Chicão) e da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. O governador ressaltou que é motivo de orgulho Belém ser, em 2025, a capital do mundo nas discussões sobre mudanças climáticas.
“A partir do ‘Diálogos Amazônicos’ chamamos a todos aqueles que debatem a Amazônia e falam sobre nós para que possam, com os pés no chão, ouvir as vozes do nosso povo, conhecer um povo lutador e que deseja ser escutado na construção de uma sociedade melhor; uma região sustentável, próspera a partir da integração do maior bioma tropical do planeta aos seus 30 milhões de habitantes. Que tenhamos propostas e ideias que cheguem a todo o planeta”, afirmou Helder Barbalho.