Meio Ambiente GARIMPO ILEGAL
Polícia Federal desmobiliza garimpo de cobre ilegal em Canaã dos Carajás
Os garimpos ilegais desmobilizados são do tipo galerias; escavações em que são utilizados explosivos para extração de cobre, causando sério dano ambien
19/03/2023 10h49
Por: Redação Fonte: DOL
| Reprodução

A Polícia Federal e o Ibama deflagram as Operações Vila Nova Jerusalém e Serra Dourada do Cobre, ambas em Canaã dos Carajás no sudeste paraense. Estão sendo desmobilizados garimpos na zona rural da cidade e cumpridos mandados de busca e apreensão. A ação acontece neste sábado (18).

Com apoio do ICMbio e da Força Nacional, 50 agentes de segurança se dividiram entre as duas áreas, distantes cerca de 15 quilômetros entre si. Até agora foram apreendidos três motores, sete geradores e um veículo. Estes veículos e maquinários pesados devem ser inutilizados, pois não podem ser removidos por conta da área de difícil acesso. Os garimpos ilegais desmobilizados neste sábado são do tipo galerias; escavações em que são utilizados explosivos para extração de cobre, causando sério dano ambiental, além do risco à saúde das próprias pessoas que exploram ilegalmente a atividade.

Os garimpos ilegais desmobilizados neste sábado são do tipo galerias | Divulgação PF

 

Continua após a publicidade

O de Vila Nova Jerusalém fica localizado no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, uma área de Proteção Federal. Já o de Serra Dourada do Cobre é uma área particular, sem a licença para a extração de minérios.

Ambos são pontos recorrentes de extração ilegal de cobre, alvos de operações em agosto e dezembro de 2022. A partir de notícia-crime apresentada acerca da devastação causada nas áreas de extração ilegal de cobre, a PF abriu inquérito e iniciou a investigação.

Veículos e maquinários pesados foram inutilizados, pois não podem ser removidos por conta da área de difícil acesso. |Divulgação PF

 

Continua após a publicidade

Foram realizados sobrevoos no local sendo possível constar a existência de intensa atividade nos pontos de extração ilegal de minério.

Se confirmada a hipótese criminal, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros. As investigações seguem em andamento.