Geral Pará
Obras de reconstrução do Terminal Hidroviário de Bagre avançam, no Marajó
Novo equipamento hidroviário será mais seguro e confortável, beneficiando os mais de 31 mil moradores locais e também os visitantes do município
16/03/2023 09h40
Por: Redação Fonte: Secom Pará

As obras de reconstrução do Terminal Hidroviário do município de Bagre, no Marajó, seguem em andamento e já alcançam cerca de 60% dos serviços executados. O trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), irá garantir um novo equipamento hidroviário, mais seguro e confortável, beneficiando os mais de 31 mil moradores locais e também visitantes do município. 

Iniciado em setembro de 2021, o projeto de reconstrução do equipamento público conta com investimento de aproximadamente R$2,6 milhões. O novo terminal está localizado na Avenida Barão do Rio Branco. Quando concluído, o espaço será equipado com novas cadeiras, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. 

Crédito: Ascom CPH
O conjunto naval do terminal será constituído por uma rampa metálica de 20 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento. Por conta da variação do nível do rio, o conjunto contará com um sistema de articulação para acompanhamento do movimento realizado pelo flutuante, possibilitando sua fixação de modo seguro. A rampa metálica e o flutuante possuem coberturas metálicas para proteção dos usuários em meio à chuva ou demais eventos climáticos.

O engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, destaca que o porto está sendo construído com base nas normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e que os serviços seguem de acordo com o cronograma estabelecido. “O Terminal Hidroviário de Bagre vai beneficiar toda a população de Bagre e facilitar o escoamento da produção local, auxiliando no desenvolvimento da economia e também do turismo na cidade e na região do Marajó” pontuou. 

Crédito: Ascom CPH
Atualmente, as equipes se concentram na execução de alvenaria da fachada e dos ambientes internos e concretagem de pilares do terminal. As frentes de trabalho também avançam na colocação do piso de concreto do convés principal do flutuante, que, assim como a rampa metálica, já foi devidamente instalado. 

Marajó -As obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário do município de Bagre fazem parte de um pacote de investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da CPH, na construção e reconstrução de terminais hidroviários em municípios da ilha do Marajó.

Continua após a publicidade

Somente no ano de 2022, foram entregues cinco novos terminais hidroviários, localizados nas cidades de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel, representando um investimento superior a R$12 milhões. 

Outras 10 obras seguem em andamento e vão garantir outros novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Afuá, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.