A Polícia Civil do Pará autuou em flagrante, na última quinta-feira (05), uma mulher pelo crime de maus-tratos a animais. A prisão ocorreu no município de Paragominas, no sudeste do estado, e contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações recebidas pela equipe policial, um cão de grande porte estaria sofrendo maus-tratos, vivendo em ambiente insalubre e sem os cuidados necessários. Os agentes realizaram diligências até a residência da suspeita e ao constatarem o fato, realizaram a prisão em flagrante.
O animal foi resgatado e encaminhado a uma entidade filantrópica que prontamente recebeu o animal fornecendo cuidados, alimentação e local digno para viver. A suspeita foi encaminhada à unidade policial para o cumprimento das medidas de praxe. Após os procedimentos, a suspeita se encontra à disposição da justiça.
A PC ressalta que a lei 9605/98, art. 32, parágrafo 1 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos - prevê crime com pena de até 5 anos de reclusão.