ENTRETENIMENTO ENTRETENIMENTO
Projeto Cinesolar chega a Parauapebas com exibição de filmes através de energia solar
Os filmes foram exibidos nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, no bairro Liberdade, na van do projeto, com energia 100% solar, trazendo a cultura brasileira à Capital do Minério.
25/11/2022 16h48
Por: Redação

O Instituto Ideal estabeleceu em 2015 uma parceria com a Brazucah Produções, realizadora do projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia solar. 

Equipado com módulos fotovoltaicos e um inversor de energia, o veículo viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema. A ideia é democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover a inclusão social e promover ações sustentáveis através do projeto.

Com a parceria, o projeto passou a fazer parte do Programa América do Sol, recebeu o Selo Solar e periodicamente são doadas cartilhas educativas que são distribuídas ao público do Cinesolar. Além disso, o Instituto Ideal apoia na divulgação do projeto e realizou um workshop de integração com o Teatro a bordo para troca de experiências.

Desde sua inauguração, em 2013, o Cinesolar já percorreu mais de 100 cidades brasileiras e contabiliza um público superior a 40 mil pessoas. O projeto é autossustentável em sua estrutura, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ. A estação móvel de cinema possui uma autonomia de energia de mais de 20 horas.

Além da exibição de filmes, o projeto possui uma equipe multidisciplinar que promove oficinas de conscientização ambiental e sustentabilidade para crianças e adolescentes, em várias áreas do conhecimento. Ao todo, já foram mais de cinco mil participantes em mais de 100 atividades.  O projeto é realizado em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil.

Em Parauapebas o Cinesolar conta com a parceria da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect). Os filmes  foram exibidos nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, no bairro Liberdade, na van do projeto, com energia 100% solar, trazendo a cultura brasileira à Capital do Minério.

Continua após a publicidade