Vereador, jovem, filho de Parauapebas, Rafael Ribeiro segue firme trabalhando pelo seu povo

As 37 indicações de autoria do vereador Rafael Ribeiro se somam às inúmeras matérias propostas por ele durante esse ano de 2021. Ao todo já são 53; sendo 1 Projeto Decreto Legislativo, 8 Projetos de Leis, 3 Projetos de Resolução, 3 Requerimentos, e 1 substitutivo.

A atuação legislativa do jovem vereador, que é filho de Parauapebas, também foi notória nos anos de 2019 (28 proposições), 2018 (82 proposições) e 2017 (23 proposições), período em que assumiu o mandato, na condição de suplente, tendo apresentado 133 proposições, que melhoraram a vida do povo de Parauapebas, criou projetos importantes como o Cursinho Popular da Juventude e muitos outros, que somadas às deste ano totalizam 186.

“No exercício do mandato parlamentar, no compromisso de contribuir com a administração deste município, posso ver de forma macro; assim, além de continuar lutando pela políticas voltadas para a juventude, ajudo a encontrar soluções para os mais diversos problemas que afligem nossa população”, explica Rafael Ribeiro, lembrando que seu anseio em lutar pelo seu povo, tanto os que aqui nasceram quanto os que escolheram Parauapebas para viver, iniciou quando ainda era criança.

O vereador conta que aos sete anos de idade, despertou seu interesse pela política, iniciando uma história vitoriosa no movimento estudantil, sendo eleito líder de turma por sete anos consecutivos, conselheiro escolar, presidente de grêmio por três mandatos e coordenador do Conselho de Grêmios Estudantis de Parauapebas (Congresp).

A paixão pela política pulsava forte no coração do jovem Rafael. Movido pelo sonho de um dia ser vereador de Parauapebas, disputou sua primeira eleição aos 18 anos de idade, obtendo 518 votos, porém, não conseguiu se eleger.
Rafael Ribeiro continuou com seu trabalho em defesa da juventude e, sobretudo, dos mais humildes. Aos 22 anos de idade, mais uma vez colocou seu nome à disposição da população, concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal obtendo, dessa vez, 988 votos, conquistando a primeira suplência do MDB.

Em 2017, assumiu a gestão da Coordenadoria Municipal da Juventude por um período de um ano e três meses, onde desenvolveu importantes projetos e políticas públicas voltadas ao seguimento juvenil, qualificando mais de 400 jovens para o mercado de trabalho por meio do Pronatec; fortaleceu a fanfarra municipal, realizou diversos cursos, encontros, workshops e oficinas com a juventude; criou os projetos Copa CMJ e Caravana da Juventude (CRJ), um espaço voltado para o atendimento especializado dos jovens, sendo o primeiro município do Estado do Pará a contar de um espaço como este.

Em 26 de setembro de 2017, aos 23 anos de idade, Rafael Ribeiro, como suplente, assumiu uma vaga na Câmara Municipal, realizando um sonho de infância e tornando-se o primeiro vereador nascido e criado em Parauapebas e o mais jovem parlamentar de toda a história do município, exercendo por um ano e dez meses.

Ver a imagem de origem
Rafael Ribeiro realizando seu sonho de infância | Internet

Como jovem aguerrido que é, mais uma vez colocou seu nome para avaliação popular, pela terceira vez, concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal. Após uma emocionante campanha, Rafael Ribeiro foi eleito com 2.223 votos, sendo o sexto vereador mais votado do município e o mais jovem parlamentar da atual legislatura, com 27 anos de idade.

“Agora, como vereador, tenho novos desafios e inúmeros projetos que venho debatendo com a comunidade como, por exemplo, a criação da Cidade Universitária, melhoria da saúde, educação, abastecimento de água; criação de programa de qualificação profissional e inclusão de jovens e mulheres no mercado de trabalho e, sobretudo, lutar pela criação de novas matrizes econômicas para o município, preparando Parauapebas para o futuro”, detalha o vereador Rafael Ribeiro.

Francesco Costa / Parazão Tem de Tudo

ULTIMAS NOTÍCIAS

Bom dia segunda-feira! Rodapé (06.12.21) – Comece o dia bem informado!

Separamos as principais notícias de nossa região para você começar a segundona (06.12) por dentro de tudo! Resumo: Começa a valer hoje o passaporte obrigatório

Odontologia do Hapvida realiza encontro com dentistas da rede em São Paulo

A Odontologia do sistema Hapvida, realizou um encontro com dentistas de sua rede credenciada, no último dia 30, em São Paulo, capital. Estiveram presente profissionais

Jonas Conrado abre o jogo e diz que Adonei é o verdadeiro dono de site que ataca Mariana

A página que frequentemente faz ataques baseados em afirmações falsas contra a prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, pertence ao ex-prefeito da cidade, Adonei Aguiar, que

Família de Dayse, funcionária pública assassinada pelo marido, quer que julgamento seja em Parauapebas

Familiares e advogada da funcionária pública Dayse Dyana Sousa e Silva, 35 anos, assassinada em 2019 por seu esposo o pronunciante, o agente de trânsito

Natal dos Sonhos: ação social dá início às festividades em Parauapebas

É com o espírito de solidariedade que se inicia a programação oficial do Natal dos Sonhos, realizado pela Prefeitura de Parauapebas, afinal de contas, dezembro

Mais de 240 famílias de Marabá recebem títulos de propriedade registrados em cartório

Na agenda de trabalho no município, o governador Helder Barbalho também entregou recursos para melhoria estrutural em 240 moradias. Títulos já registrados em cartório foram