29 de julho de 2021

Segunda etapa do Revalida 2020 é feita neste fim de semana

segunda-etapa-do-revalida-2020-e-feita-neste-fim-de-semana

Adiado por causa da pandemia de covid-19, o Revalida, exame que certifica médicos formados no exterior a trabalhar no Brasil, celebra a segunda fase, com provas práticas neste fim de semana. Desde ontem (10) e hoje (11), os participantes aprovados na primeira etapa fazem provas de habilidades clínicas em 13 cidades brasileiras.

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) estão divididos em dois grupos, que farão as provas em dois períodos distintos. Os exames estão sendo aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


portal do Inep.

Pandemia

Essa é a primeira edição do Revalida desde 2017. Na ocasião, cerca de 7,3 mil candidatos fizeram a prova e 393 foram aprovados. Em 2019, o Ministério da Educação alterou o formato do exame, que retornaria no ano passado, mas foi adiado por causa da pandemia de covid-19. Originalmente prevista para 11 de outubro do ano passado, a primeira fase do Revalida 2020 ocorreu em 6 de dezembro do ano passado.

Por causa da superlotação nos hospitais decorrente da segunda onda da pandemia, a segunda fase, que deveria ter ocorrido no primeiro semestre deste ano, passou para julho. Como a prova prática ocorre em unidades de saúde e a maioria dos candidatos é jovem e ainda não foi vacinada, o Ministério da Educação optou por adiar a aplicação para o início do segundo semestre. A primeira fase da edição de 2021 do Revalida está prevista para setembro, com a divulgação dos resultados em novembro.

Fonte: Agência Brasil

Comentários do Facebook
Share