17 de maio de 2021

Semsi realizará o primeiro curso de GPS de Busca e Resgate em Área de Selva

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão – Semsi realizará, entre os dias 30 de abril e 02 de maio, o I Curso de GPS de Busca e Resgate em Área de Selva voltado para a Defesa Civil e Guarda Municipal.


A programação é parte do plano de capacitação da Semsi previsto para 2021 e tem como objetivo capacitar servidores para fazer buscas de pessoas perdidas na mata, assim como monitorar áreas de reservas para protegê-las de ações ilegais.


O curso será realizado na Área de Preservação Ambiental (APA) do Igarapé Gelado com atividades teóricas e práticas de uso de GPS: orientação e navegação, funcionamento, ligar, calibrar a bússola, marcar pontos, inserir coordenada; prática de nós e amarrações; obtenção de água e fogo; insolação, desidratação hipotermia, animais peçonhentos; abrigo na selva, rastreamento, dentre outros.


A abertura será realizada às 10h, na Estação do Conhecimento, com uma aula inaugural para instruções práticas sobre o curso. Logo após, os participantes seguirão para uma fazenda localizada na APA do Igarapé Gelado para o início do curso.


Após o início das atividades, os participantes irão para o interior da mata durante o dia e a noite; eles retornarão domingo, 02, às 15 horas, para o encerramento, premiação e certificação do curso.


No local, será montada uma estrutura de apoio com ambulância, para atendimentos dos participantes, caso seja necessário.

Serviço: I curso de GPS de Busca e Resgate em Área de Selva
Data: 30 de abril e 02 de maio
Horário: 10h
Local: Estação do Conhecimento (acesso pela estrada do projeto Salobo)

Comentários do Facebook
Share