22 de junho de 2021

Parauapebas receberá programa de fomento ao empreendedorismo juvenil

Os jovens de Parauapebas terão a oportunidade de se qualificar no empreendedorismo e também em novas tecnologias, graças à implantação do programa Horizontes, do governo federal. A titular da Secretaria Nacional da Juventude, Emilly Coelho, garantiu que o programa será implantado por meio de convênio com o município.

O vice-prefeito de Parauapebas, João do Verdurão, e o titular da Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), Yuri dos Santos Sobiesk, participaram de reunião com a secretária nesta terça-feira, 9, em Brasília. .

“O programa Horizontes é voltado para a capacitação, empreendedorismo e inovação. Apresentamos na reunião com o pessoal de Parauapebas o programa. Tenho certeza que a gente vai conseguir implementar tanto os cursos de capacitação, quanto o Espaço 4.0, para que os jovens do município possam ter acesso à essas novas tecnologias”, afirmou Emilly Coelho.

“Detectamos a necessidade de capacitar a nossa juventude também no caminho da tecnologia e da informação e de seguir a inovação e as mudanças da era tecnológica. Principalmente porque somos uma cidade mineradora e o uso da tecnologia nesse campo é muito grande. Esse caminho abre grandes portas”, afirmou Yuri Sobiesk.

Programa Horizontes

Uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entre jovens de 18 a 29 anos, beneficiará a juventude brasileira. Essa é a proposta do programa Horizontes que será que visa atender, especialmente, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

Além de fomentar o empreendedorismo e a inovação, o programa tem o objetivo de aumentar a qualificação dos jovens para a criação e manutenção dos próprios negócios, criar oportunidades de emprego e geração de renda e aperfeiçoar iniciativas já existentes por meio de orientação especializada.

Também será ofertada capacitação aos jovens para possibilitar a integração ao mercado de trabalho por meio do nano e micro empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a orientação vocacional.

Espaço 4.0

É um projeto que, por natureza fortalece a transversalidade interinstitucional e intergovernamental, seja pela relação com os municípios através dos instrumentos de convênio, seja pela transversalidade com os conteúdos de educação e tecnologia.

O Espaço 4.0 promoverá o ambiente criativo de inovação e estimulará o aprendizado dos jovens com os aparatos de modelo educacional: mesas, cadeiras, iluminação, climatização e equipamentos necessários para iniciar a imersão nas novas tecnologias da indústria 4.0.

Comentários do Facebook
Share