21 de junho de 2021

Para além da estética, saúde bucal previne várias doenças

A Saúde Bucal é algo fundamental para uma vida saudável, não apenas por estar atrelada a questões estéticas, afinal, dentes saudáveis contribuem para uma boa aparência, mas também porque está diretamente relacionada à saúde do corpo inteiro.

Segundo a OMS, cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo têm sido afetadas por doenças bucais e, de acordo com o Global Burden of Disease Study 2017, a cárie dentária em dentes permanentes é um dos distúrbios mais frequentes. Logo, é fundamental que os Cirurgiões-Dentistas sempre busquem orientar e instruir seus pacientes sobre a importância da saúde bucal para um tratamento eficiente e principalmente para a prevenção de doenças. “Além de ser o cartão de visita, dando o impacto inicial que todo mundo vê, os dentes são indispensáveis na correta mastigação e na fonação das palavras”, explica Natália Lima, cirurgiã-dentista do Sistema Hapvida, alertando ser, também pela boca, que entra várias doenças infecciosas.

Mas, Natália Lima, dá a boa notícia de que todas elas podem ser tratadas ou prevenidas com bons hábitos de higiene bucal, estando entre eles a escovação que deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, atentando para que a escova chegue a todos os dentes e em toda a superfície dentária. “A escovação da língua, também, é indispensável; além do correto uso do fio dental, pois, ele vai onde a escova não chega”, conta a cirurgiã, dizendo ser recomendável consultar um dentista, pelo menos, duas vezes ao ano, hábito importante para corrigir problemas que venham se formando e ainda para receber dicas do especialista na área. Entre as orientações, mostram que, de fato, os principais distúrbios causados pela má higiene bucal são cáries, gengivites, periodontites, aftas, halitose e a placa bacteriana.

Contudo, além da má higiene bucal contribuir para o desenvolvimento de patologias da boca, a falta de cuidado com os dentes também pode ter relação com o desenvolvimento de outras doenças que afetam nosso organismo. Como doenças cardiovasculares, diabetes, HIV ou AIDS, câncer de boca, osteoporose, entre outras.

Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Comentários do Facebook
Share