20 de junho de 2021

Incomodado com “bichinhos de chuva”? Conheça os riscos e como prevenir

Com o aumento da incidência das chuvas no Pará, é comum que um tipo de inseto apareça nas residências: os chamados “bichinhos de chuva”, “formigas da chuva”, “bichinhos de asa”, “cupins de asa” ou outro termo que você já tenha ouvido falar.
Segundo Marcus Bevilaqua, mestre em Entomologia e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), “eles são insetos de várias famílias diferentes. Podem ser formigas, cupins ou besouros e nenhum deles causam danos diretos às pessoas”, explica.
De acordo com o pesquisador, o aparecimento deles tem um motivo muito claro: eles querem, nada mais nada menos, é namorar. Isso mesmo! Geralmente, os insetos que entram nas casas são os machos que ganham asas para procurar as parceiras para reprodução.
“A época que coincide sempre com o fim da chuva tem a ver com a umidade que se eleva e eles têm receptores químicos nas antenas. Então, é normal quando chove, o tempo esfria um pouco, e aí eles saem ‘à caça’. Eles saem das colônias que nasceram e vão procurar novas parceiras para formar novas colônias”, esclarece o pesquisador.
Apesar de alguns insetos terminarem se alojando nas casas, como cupins, estes não causam danos diretamente à saúde humana, já que não se alimentam de sangue. Que alívio, hein?!

COMO PREVENIR

Marcus Bevilaqua esclarece que, geralmente, os ‘bichinhos da chuva’ são atraídos pelas luzes branca e amarela. Apagar a lâmpada diminui o aparecimento dos insetos, mas não os afastam totalmente. “Mesmo em casa escura e sem lâmpadas, eles podem aparecer se tiverem parceiros. Eles só querem acasalar”,
Os insetos gostam de ambientes fechados. Portanto, para dificultar a entrada deles, use telas ou procure manter poucas luzes acesas e fechar as janelas no fim da chuva. Outra dica importante, é evitar o acúmulo de água parada em pneus, baldes, garrafas entre outros. Verifique o seu quintal para se certificar de que não há água parada, retire esses objetos de lugares em que possam encher de água com a chuva, já que eles podem atrair outros insetos e mosquitos.
O uso de ventiladores e até do ar-condicionado também pode espantar os mosquitos, que não gostam de ficar em locais de temperatura baixa. Com informações do portal Cidade Verde | Diário Online

Comentários do Facebook
Share