22 de junho de 2021

Samba de Cacete da Vacaria ganha exibição no Sesc TV

O ritmo característico do grupo Samba do Cacete de Vacaria, do município de Cametá, encerra hoje a série de apresentações sobre tambores e batuques do projeto “Sonora Brasil”, que está em exibição pelo Sesc TV. A apresentação ocorre às 21h no canal e também no site sesctv.org.br.
Com registros do circuito nacional realizado há seis anos, a série documental foi produzida pelo SescTV a partir de apresentações realizadas no biênio 2013-2014 que destacam as tradições orais das comunidades quilombolas. Neste contexto, o Samba do Cacete de Vacaria traz um repertório permeado de influências cotidianas.


Maria dos Prazeres, por exemplo, é uma das personagens do grupo e entoa um canto de Manoel Maria da Cruz, além de discorrer sobre suas origens e misturas decorrentes dos escravos e índios. Dessa miscigenação étnica nasce uma fusão sonora multicultural, o samba de cacete, que tem origem nos avós do interior das senzalas como forma de diversão.

A edição também destaca as memórias da Estrada da Vacaria, e das famílias indígenas, nas palavras de Mestre Benedito, e relembra o modo simples e artesanal com que são construídos os instrumentos, cujas técnicas são passadas de geração a geração.

SÉRIE

Sob os temas “Edino Krieger” (dedicada ao cantor catarinense), “Bienais de Música Brasileira Contemporânea” e “Tambores e Batuques”, oito grupos musicais percorreram os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal com o projeto “Sonora Brasil”. Os registros de toda essa viagem sonora país afora foi registrado em uma série de oito documentários, exibida a partir de 21 de novembro de 2020, no SescTV, sempre com exibições aos sábados. Quatro episódios são dedicados à música erudita e contemporânea e outros quatro às tradições orais das comunidades quilombolas – entre eles o episódio dedicado ao grupo paraense.

ASSISTA – Apresentação do Samba do Cacete de Vacaria, de Cametá
Quando: Hoje (09/01/201), às 21h
Onde: Sesc TV e sesctv.org.br

Comentários do Facebook
Share