18 de junho de 2021

Parauapebas é 4º cidade que mais gerou emprego no Brasil em 2020

A capital do minério voltou a resplandecer no portfólio nacional da geração de empregos formais. No ano passado, em meio a tempos totalmente atípicos por conta da pandemia de coronavírus, Parauapebas conseguiu produzir 8.579 postos de trabalho líquidos com carteira assinada e encerrou o difícil 2020 como o 4º que mais abriu oportunidades no país. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a dezembro e divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Economia.


Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas três apresentaram resultados superiores ao de Parauapebas: Manaus-AM (10.869 empregos), São Luís-MA (10.334) e Barueri-SP (8.798). Na verdade, a posição ostentada por Parauapebas em 2020 fechou a década assim como o rico produtor de minério começou: próspera — devido ao “boom” no preço do minério de ferro, seu principal produto.
Mas a geração local de empregos teve um tempero a mais. As obras públicas iniciadas pela administração do prefeito Darci Lermen, a pretexto de dotar a área urbana de saneamento básico, foram o maior guindaste da geração de oportunidades durante o ano. Além disso, a prefeitura abriu frentes de trabalho com contratações celetistas em diversas obras de infraestrutura, de maneira que conseguiu emendar ordens de serviço numa média de uma por semana. Lembramos aqui, algumas obras: Obra do Prosap, Obra do antigo Viaduto, atualmente o cruzamento, entre as demais obras, a cidade está com obras em todo lugar.



Com informações: Ze Dudu | PebasNews

Comentários do Facebook