26 de julho de 2021

Trabalhador morre em acidente no Projeto Salobo, em Marabá

No final da manhã deste domingo, dia 13 de dezembro, o jovem Cláudio Sales Maia Jr. morreu na planta do projeto Salobo, localizado em Marabá, mas com acesso por Parauapebas, onde ele residia.
O rapaz trabalhava para uma empreiteira da Vale, a Komatsu, que realiza manutenção e montagem de equipamentos de mineração naquela mina e é bastante conhecida pela fabricação de tratores.
Em nota enviada à Redação do Portal Correio no final da tarde deste domingo, a empresa informou o seguinte: “A Komatsu lamenta profundamente a morte do seu funcionário Cláudio Sales Maia Jr., 23, ocorrida hoje (13/12), durante serviço de manutenção na Mina Salobo, da Vale, em Marabá (PA), e presta solidariedade à família, a quem está dando o suporte necessário, amigos e colegas de trabalho. A empresa está empreendendo todos os esforços para elucidar as causas do acidente, que estão sendo investigadas”.
Informações levantadas pela Reportagem do CORREIO dão conta que um grupo de colaboradores da Komatsu estava trocando um cilindro de elevação de um trator de esteira D-475. Haveria duas possibilidades para o acidente. Na primeira, Cláudio teria caído de uma certa altura (não há informação sobre a altura exata). E a outra que um cilindro teria caído em cima dele. Mas nem Vale nem Komatsu informou com precisão, ainda, o que teria ocorrido.
Também foi divulgado, informalmente, que a Komatsu, em forma de luto, teria paralisado suas operações em todo o País neste domingo e segunda-feira, dia 14. Gerentes executivos da empresa estão vindo da sede nacional, em São Paulo, para Parauapebas, amanhã, para acompanhar o caso. “Vamos reforçar e revisar nossas ferramentas e processos de segurança para evitar esse tipo ocorrência”, disse um executivo da empresa em Parauapebas.

NOTA DA VALE

A mineradora Vale também se manifestou sobre o ocorrido por meio de nota na tarde deste domingo: “A Vale lamenta informar que um empregado da Komatsu, empresa que presta serviço na Mina Salobo, subsidiária da Vale, localizada em Marabá (PA), sofreu um acidente durante trabalho de manutenção, no final da manhã deste domingo (13/12). O empregado recebeu atendimento médico de urgência, mas não resistiu e faleceu. A Vale está acompanhando o caso junto com a contratada para apurar as causas da ocorrência e se solidariza com a família e os colegas do empregado”. (Ulisses Pompeu) Correio

Comentários do Facebook
Share