12 de junho de 2021

Parauapebas adquiri primeiro Castramóvel das regiões sul e sudeste do Pará

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), adquiriu o primeiro Castramóvel das regiões Sul e Sudeste do estado. Trata-se de um veículo adaptado, climatizado e revestido por material lavável e impermeável, dispondo ainda de duas mesas cirúrgicas, ar condicionado e um lavatório para realização de castração de animais.
A equipe técnica que atenderá no Castramóvel é formada por dois médicos veterinários e pessoal de apoio. “O atendimento será itinerante e vai ampliar a oferta de castração gratuita. A unidade vai circular nos bairros que possuem maior vulnerabilidade social e vilas rurais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Damasceno.
O secretário adjunto da Semsa, Paulo Vilarinhos, explica que para o agendamento da cirurgia, o animal não precisa estar presente, basta o tutor apresentar CPF, RG, comprovante de residência atualizado em seu nome e comprovante de vacinação contra raiva do animal, “faremos ações nas localidades, informando previamente por meio dos veículos de comunicação e plataformas oficiais das redes sociais da prefeitura”, acrescenta.

Para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, o Castramóvel é mais uma importante conquista que o prefeito Darci Lermen trouxe para o município, “é uma importante ferramenta para diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, a unidade móvel foi adquirida através de uma adesão à ata, que contempla também um gabinete ginecológico para a realização de ação itinerante que levará atendimento às pessoas que têm dificuldade em ir às áreas urbanas, garantindo a elas um atendimento humanizado”.
“O objetivo do Castramóvel é alcançar a marca de 400 castrações por mês e para garantir que este número seja atingido iremos buscar parcerias com associações de bairros e ONGs da cidade”, acrescenta Gilberto.
Para dar nome ao primeiro Castramóvel da região Sul e Sudeste do Pará, serão divulgados nos veículos oficiais da Prefeitura de Parauapebas quatro opções. A escolha se dará por meio de votação popular.



Texto e fotos : Luciana Queiroz/ Semsa Assessoria de Comunicação/PMP

Comentários do Facebook
Share