12 de junho de 2021

O atual prefeito de Parauapebas lidera a disputa com ampla vantagem, aponta IBOPE

Na disputa pela Prefeitura de Parauapebas, o atual prefeito Darci Lermen lidera com ampla vantagem. Entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, o IBOPE Inteligência realizou pesquisa de intenção de voto no município de Parauapebas.

Darci Lermen (MDB) aparece na liderança com vantagem, mencionado por 43% dos eleitores. O exprefeito Valmir (PSD) obtém 21% das intenções de voto. Em outro patamar estão Hipolito (Patriota), Julio Cesar (PRTB), Marcelo Catalão (Avante) com 5%, cada. Doutor Rubens (PSOL) tem 2% das citações, enquanto Falcão (Solidariedade) e Léo da Cervebras (PSL) apresentam 1% das menções, cada. Gilberto Sa foi citado, mas não atinge 1% do eleitorado. São 11% os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 6% não sabem ou preferem não responder. Nesta pergunta, um disco com o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado.



DESTAQUES POR SEGMENTOS
As intenções de voto no atual prefeito Darci Lermen se acentuam conforme aumenta a renda familiar dos entrevistados: o candidato alcança 49% entre os eleitores com renda familiar maior que 2 salários mínimos e atinge 37% entre aqueles com renda familiar de até 1 salário mínimo.


O mesmo ocorre com o ex-prefeito Valmir que obtém 28% entre os eleitores com renda familiar maior que 2 salários mínimos, contra 15% entre aqueles com renda familiar de até 1 salário mínimo.


OUTRAS INFORMAÇÕES DA PESQUISA


ELEIÇÕES 2020

A pesquisa

A pesquisa foi contratada pelo Portal O Carajás. O questionário foi aplicado em 406 eleitores maiores de 16 anos entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. O ibope a registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PA-05409/2020.

O intervalo de confiança estimado para a pesquisa é, segundo o Ibope, de 95%. De acordo com o Instituto, isso significa uma probabilidade de que 95% dos resultados equivalem a um retrato do atual cenário político eleitoral em Parauapebas.

Comentários do Facebook