21 de junho de 2021

Minério de ferro sustenta indústria do Pará, mesmo com vários casos de Covid-19 na Região de Carajás

Produção do Estado cresceu 4,9% no mês em que a indústria nacional registrou sua maior queda em 18 anos.

Mesmo com o Hospital de Campanha que a Mineradora Vale implantou na Região de Carajás, sendo o município escolhido Parauapebas, cidade próximo da maior mina a céu aberto do mundo, não foi suficiente para estabilizar os números de casos confirmados de Covid-19.




Prova disso, ontem, 9, foram contabilizados 303 novos casos, confirmados por meio de testes rápidos, sendo alguns doados pela mineradora. Assim, o município totaliza 5.413 casos confirmados de Coronavírus. Onde a maioria são trabalhadores da Vale. Mas, Segundo a mineradora segue os protocolos de saúde e segurança estabelecidos com a devida comunicação às autoridades de saúde sobre casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19. Em respeito ao direito constitucional de privacidade dos seus empregados. Conforme Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011, está subordinado à Lei de Acesso à Informação, o poder público

Num mês em que a indústria nacional registrou a maior queda em 18 anos, a produção industrial do Pará cresceu 4,9% em abril, frente a março, sustentada pelo avanço do setor de mineração.


O Estado do Pará concentra grandes operações de minério de ferro de empresas como a Vale. Em Canaã dos Carajás, a mineradora mantém seu maior projeto de minério de ferro no mundo, o S11D. A produção minério de ferro representa mais de 80% do parque industrial do Pará.

Quando comparada a abril do ano passado, a produção industrial no Pará está 37,6% maior. Conforme dados divulgados nesta terça-feira, de 15 locais acompanhados pelo IBGE, 13 registraram queda da indústria em abril, frente a março. Além do Pará, o Estado de Goiás aumentou seu ritmo de produção 2,3%, graças ao setor de alimentos e farmacêutico. São Paulo teve queda recorde de produção em abril, o que puxou para baixo a média nacional.

Por: San Diego DRT-PA 3236

Comentários do Facebook