22 de junho de 2021

Internauta denuncia que são muitos os casos de Coronavírus em trabalhadores da Vale



O assunto já esteve presente nas falas de parlamentares municipais momento em que alertavam e denunciavam a postura da Mineradora Vale S/A em relação ao processo de mineração pondo em risco a saúde de seus empregados já que o transporte é feito em ônibus fechados levando várias horas do local de embarque à mina.


Um deles foi o vereador Joel dizendo ter obtido a informação através de motoristas de ônibus que transporta os empregados da Vale para a mina do Salobo e relatam serem muitos os que estão com sintoma de contaminação por Coronavírus. Situação que o vereador qualifica a situação como muito grave e diz que algumas pessoas entendem por exagero seu posicionamento de fechar o alojamento do Salobo. “Se a gente não tomar cuidado aquilo vai virar uma situação sem dimensão”, alertou o vereador.




Desta vez a denúncia chegou à redação do Portal Parazão Tem de Tudo através de um vídeo enviado por uma internauta, que trabalha em uma mina explorada pela Vale. “Desconfio que aqui na mina do Salobo tem gente contaminado. Estou em um restaurante onde empregados da Vale vem almoçar e vi uma ambulância de empresa de saúde particular veio buscar um trabalhador e no dia seguinte os quatro que compartilhava quarto com ele no alojamento também desceu”, conta a denunciante, questionando se os quatro estão em isolamento ou estão livres pelas ruas de Parauapebas infectando outras pessoas ou tendo assistência de saúde.


A denunciante segue afirmando que outros trabalhadores da Vale contaram que o paciente que foi buscado pela ambulância estava com aparente sintomas de Coronavírus há vários dias; contando ainda que a mineradora não está querendo liberar os trabalhadores e nem divulgam o número de infectados ou suspeitos.


Em nota, enviada ao Portal Parazão Tem de Tudo, a Vale deu seu posicionamento.

Confira a nota na íntegra:

A Vale ressalta que cumpre rigorosamente  todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, com a comunicação imediata às autoridades de saúde sobre casos suspeitos e/ou confirmados entre seus trabalhadores.

A Vale reitera que não mede esforços para garantir a saúde e o bem-estar dos seus empregados e das comunidades onde opera.

Comentários do Facebook