22 de junho de 2021

Ele é um milagre: Idoso de 93 anos se recupera de covid-19

Célio Marques dos Santos, funcionário público aposentado, de 93 anos, já garantiu boas risadas para seus seis filhos e netos. Natural de Soure, na ilha do Marajó, o idoso morou em Mosqueiro, distrito de Belém, por 30 anos, mas precisou voltar para a capital por conta da idade avançada para ficar aos cuidados da família.

Teimoso, seu Célio “fugia” antes do pôr-do-sol e ligava já de Mosqueiro para informar que passaria o final de semana na sua casa na ilha. “Isso aos 90 anos”, conta Júlio Santos, produtor audiovisual e filho-caçula de Célio.



Entre as boas histórias, um momento recente causou preocupação na família: aos 93, ele contraiu a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que apresenta um alto nível de letalidade entre os idosos, considerados do grupo de risco.

Com os sintomas agravados, embora tivesse plano de saúde, o aposentado não conseguiu leito para internação. “Foi um desespero por conta da idade avançada dele”, lembra Júlio, que também contraiu a infecção. “Mas agimos rápido”.

Diante da situação, a família de seu Célio se mobilizou e garantiu toda a estrutura para os cuidados do paciente em casa. “Juntamos esforços e decidimos que ele seria atendido em casa. Alugamos um balão de oxigênio e compramos os remédios com receita e orientação médica. Contamos ainda com apoio incondicional do meu irmão, que mora com ele, e da minha cunhada, que é profissional de saúde”.

Após 20 dias de intensos cuidados, seu Célio se recuperou e hoje recebe o amor e carinho de sua família: “Todos da família e nossa fé fizeram com que ele vencesse a doença. Hoje, todos nós temos certeza do amor de Deus. Ele é um milagre”, comemora Júlio, emocionado.

“Tenhamos esperança que tudo isso vai passar. Com carinho, responsabilidade e empenho de todos vamos vencer a pandemia. Ame seus idosos, ame sua família. Essa doença não é brincadeira. Fique em casa, se puder”, aconselha o filho. *Com Informações do Portal Roma News

Comentários do Facebook