20 de junho de 2021

Aumenta denúncias de casos da Covid -19 nas minas exploradas pela Vale


Em vários grupos de amigos que trabalham em áreas mineradas pela Vale as notícias correm soltas ando conta de ser grande o número de pessoas contaminadas que circulam pelas minas. Frequentemente familiares de trabalhadores contam que algum parente que trabalham para a mineradora testou positivo para Covid -19, e por último, através de vídeo, um popular mostrou o local em que a Vale montou um laboratório, no bairro Cidade Jardim, onde seus empregados e de empresas terceirizadas fazem os testes, para que não precise passar pelas unidades públicas de saúde. “Há restrição nas minas para não seja comentado a respeito do assunto para que a empresas não seja prejudicada”, narra o denunciante no vídeo, mostrando ainda no vídeo um veículo, usado para o transporte de trabalhador que teste positivo para a doença que é levado para o isolamento sem poder ser divulgado o caso.

Veja o vídeo:




No momento da gravação uma das terceirizadas, estava com seus colaboradores uniformizados fazendo o teste do Sars-Cov-2, e notava se grande movimentação de veículos de empresas. De acordo com o narrado no vídeo e comentado entre trabalhadores da mineradora e seus familiares, é de que há informações que a maioria dos empregados da Vale estão contaminado. “O ônibus, todos chegam aqui lotados e vejo todos os dias essa van sair daqui com vários funcionários fazendo três ou quatro viagens por dia levando Colaborador para se isolar em casa para não atrapalhar o trabalho da vale” disse o denunciante.


Mas, não apenas denúncias de anônimos, pois, muitos trabalhadores que testam positivo está confirmando o caso nos grupos de mensagens instantâneas , cujas informações terminam fazendo através de prints.


A Vale se pronunciou através de nota enviada à Redação do Portal Parazão Tem de Tudo, e admite que “a mineradora iniciou um projeto piloto para testagem de seus empregados e terceiros para possíveis casos de Covid-19”. Afirmando que a medida faz parte das ações da empresa para prevenção e combate ao novo coronavírus em suas operações.


A empresa ressalta, na nota, que cumpre rigorosamente todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, com a comunicação imediata às autoridades de saúde sobre casos suspeitos e/ou confirmados entre seus trabalhadores. E reitera que não mede esforços para garantir a saúde e o bem-estar dos seus empregados e das comunidades onde opera.

Por: Francesco Costa/Revisão: San Diego

Comentários do Facebook