22 de junho de 2021

Prefeito de Parauapebas flexibiliza Decreto e autoriza a reabertura do comércio



Agência bancária, lojas, supermercados e demais segmentos comerciais, e até mesmo a mineradora Vale, terão que se adequar às várias condicionantes para retomar o funcionamento e assim, equilibrar a economia sem, ao mesmo tempo, desassistir a assistência à saúde preventiva ao Covid–19.


A pauta esteve em discussão entre o governo municipal e entidades representativas da de lojistas, comércio e indústria ACIP e CDL, em reunião ocorrida na noite de ontem, quinta-feira, 16, no auditório da ACIP – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas, onde empresários e representantes das respectivas entidades pontuaram ao chefe do executivo a preocupação com as estabilidade dos negócios e a manutenção dos empregos de seus colaboradores.

Zé Alves, Darci Lermem e Rodrigo Zanrosso / Fotos: San Diego



Em uma ponta, o prefeito Darci Lermen (MDB), assegura que a atitude de fechar o comércio é importante para evitar o contágio através da propagação do vírus e ainda é algo educativo no sentido de que os comerciantes e toda a população. “Precisamos criar a consciência que ou a gente se previne ou então vamos sofrer e chorar muito ao passar por momentos difíceis em nossa cidade”, explicou Darci, dizendo que neste primeiro momento de flexibilização a orientação é que se possa ter a certeza de tomar uma decisão mais segura; porém, alerta que, a partir de segunda-feira, 20, o comércio que se adequar às condicionantes fará parte da reabertura.


Ao mesmo tempo o prefeito diz acreditar que diante da atual situação, tornada pública, com três mortes e 16 casos confirmados da doença, a população e os comerciantes devem ter entendido a gravidade da situação e deve contribuir com o cumprimento das normativas.


Do outro lado, o presidente da ACIP, Rodrigo Zanrosso, garante que as entidades “ACIP e CDL” estarão fiscalizando o comércio para ver s todos os comerciantes e empresários estão seguindo as normas e orienta que as empresas que não atenderem às normativas será notificada e, em caso de reincidência, poderá ser penalizada com multa e até mesmo com o fechamento. “Já foi lançada há alguns dias a campanha Comércio Prevenido, Coronavírus Combatido e agora, com a intensificação da campanha e apresentação da mesma ao prefeito foi entendido a preocupação das entidades que representam a classe e dos empresários vindo a flexibilizar a reabertura do comércio que deverá acontecer a partir de segunda-feira”, comemora Rodrigo, dizendo que a reabertura do comércio não foi apenas flexibilizada por parte do prefeito Darci, pois, este cobrou às entidades da classe comercial e empresarial o comprometimento de ajudarem na conscientização dos empresários da importância de seguir de seguir às normas da OMS e demais órgãos que expediram decretos e recomendações.


De acordo com Rodrigo, as entidades estarão ajudando na informação e, além disto, certificaremos os comércios que se destacarem nessa prevenção. “Há sim uma preocupação muito grande por parte da entidade por causa da pandemia, no entanto, é preciso manter os negócios e os empregos das pessoas dando também a parcela de contribuição no combate ao vírus. Acreditamos que juntos a gente consegue articular e chegar nas melhores decisões e, conversando, a gente vai se entendendo”, acredita Rodrigo Zanrosso Por: Francesco Costa para a Redação do Parazão Tem de Tudo

Comentários do Facebook